Ministério da Pesca e BNDES firmam convênio para agregar valor aos produtos da atividade pesqueira

Acordo foi firmado em reunião realizada nesta segunda, dia 5, no Rio de Janeiro

A contribuição da pesca para a economia do Brasil, visando à geração de empregos, e para a redução do déficit do item pescado na balança comercial foi o tema de reunião ocorrida nesta segunda, dia 5, no Rio de Janeiro, entre o ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho. Segundo Luiz Sérgio, ficou acertado que o BNDES fará uma rodada de reuniões com empresários ligados ao agronegócio, focada no potencial do pescado. E, ainda, a área social do banco vai desenvolver, em parceria com o Ministério da Pesca, uma série de ações voltadas para a aquicultura de subsistência, englobando, em especial, o treinamento de mão de obra.

O objetivo das ações, destacou o ministro, é “qualificar a atividade para agregar valor ao que eles [pescadores] já estão produzindo e discutir como inserir esses produtos em uma cadeia mais ampla, principalmente de distribuição e comercialização do pescado”. De acordo com o ministro, está claro para o BNDES que o desenvolvimento do setor é uma “janela de oportunidades que nós temos no Brasil e precisamos desenvolver”. O ministro acredita que, com a parceria do banco de desenvolvimento, esse salto poderá ser dado. – E nós vamos colocar o item pescado como item tão representativo na economia brasileira, como é hoje a atividade do frango, da pecuária, da agricultura – disse.

Luiz Sérgio informou que, dependendo do resultado das reuniões, o BNDES poderá estudar a possibilidade de abrir uma linha de crédito específica para financiar a atividade da pesca no país. – Existe essa predisposição – declarou. A direção do BNDES confirmou ter sido ratificado, durante o encontro, um convênio de cooperação técnica com o Ministério da Pesca, que havia sido assinado pela ex-titular da pasta, Ideli Salvatti. Foi discutido ainda o apoio do banco a estudos que vêm sendo desenvolvidos pelo ministério para estabelecimento de uma política nacional de pesca e aquicultura. A posição manifestada pelo BNDES é apoiar, no futuro, a parte operacional dessa política.

Fonte:Portal do Agronegócio

Camarão do Ceará conquista indicação geográfica única no mundo

Um dos maiores polos de produção de camarão do Brasil, a Costa Negra (Ceará) espera engorda no turismo e nas vendas com a recente aprovação, pelo INPI, do selo de indicação geográfica dos crustáceos produzidos na região. Segundo empresários do ramo, o registro tornou o Brasil o primeiro e único país do mundo a ter camarões com selo de Denominação de Origem (DO).

A certificação reconhece características peculiares do produto vindas do seu meio geográfico. A proteção vale para crustáceos marinhos cultivados em uma área de 428 quilômetros quadrados de viveiros nos municípios de Itarema, Acaraú e Cruz.

A produção de camarão em cativeiro é a principal atividade comercial da região, que também é o maior polo pesqueiro de lagosta do Estado do Ceará. Com a aprovação, a Costa Negra conquistou o segundo registro de Denominação de Origem aprovado no Brasil. O outro foi assegurado pelo arroz gaúcho.

Sobremesa

Na mesma leva do camarão da Costa Negra, o INPI também aprovou recentemente o registro de Indicação de Procedência (IP) para os doces de Pelotas (RS). Com estes, passaram a 13 os produtos com selo de indicação geográfica no Brasil.

Fonte: Campo Vivo

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE, MAR AGITADO E VENTOS FORTES. AMANHÃ, SEM ALERTA. Segunda-feira com risco de temporal isolado em toda a área da pesca devido a passagem de uma frente fria. Na terça, áreas de baixa pressão mantém o tempo fechado na área de pesca

Previsão para hoje (05/09/2011) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de NE a SW, força 3 a 5 e rajadas de 60 a 90 km/h, podendo superar este valor por alguns momentos. Ondas de E a SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m, mar agitado no final do dia e nas proximidades de Laguna e em áreas mais afastadas da costa. Frente fria avança pela área da pesca provocando pancadas de chuva com troadas ao longo do dia. Há risco de temporal isolado.

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de S a SE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m, mais elevadas ao sul de Florianópolis. Encoberto com chuva moderada a forte na área de pesca, devido á presença de áreas de instabilidades associadas a um sistema de baixa pressão. Mantém-se o risco de temporal isolado.

Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais fortes no final do dia e ao sul de Florianópolis. Ondas de S de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Encoberto com chuva na área de pesca. Risco de temporal isolado.

Tendência: Na quinta e sexta-feira, céu encoberto com chuva e risco de temporal na área de pesca, devido à presença de áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão em deslocamento pelo Sul do Brasil. Vento de SE/NE com rajadas de 30 a 50 km/h. Ondas de SE com picos de 2.0 a 2.5 m, mais altos na quinta-feira.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE, MAR AGITADO E VENTOS FORTES. AMANHÃ, MAR AGITADO. Na segunda-feira, com risco de temporal devido à frente fria que passa pela área de pesca. Na terça-feira, a instabilidade se afasta da área da pesca devido ao avanço de uma massa de ar mais seco.

Previsão para hoje (05/09/2011) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de NW a SW, força 3 a 6 e rajadas de 70 a 90 km/h, podendo superar este valor por alguns momentos. Ondas de NE a SE de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.0 m, mas mais agitado no final do dia e entre Mostardas e Chuí. Encoberto com chuva e risco de temporal isolado na área de pesca.

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de S a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.0 a 3.0 m, mais elevadas em áreas mais afastadas da costa. Variação de nuvens com chuva isolada na proximidades de Laguna. Mais ao sul da áreas da pesca, poucas nuvens devido ao avanço de um sistema de alta pressão, massa de ar frio e seco.

Quarta-feira, ventos de E a NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais fortes no final do dia, e entre Tramandaí e Passos de Torres. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. O tempo mais instável com chuva isolada persiste entre Tramandái e Laguna. Ao sul da área da pesca, sol entre poucas nuvens devido a presença de um sistema de alta pressão.

Tendência: Na quinta-feira o tempo ainda permanece com chuva isolada na área norte de pesca. Ao sul, o céu fica menos nuvens. Vento de SE a NE com rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE/S com picos de 2.0 a 3.0m, mais altos na quinta-feira.

Fonte: Epagri/Ciram