Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Ministério suspende novos registros de pescadores até 2012



Ministério suspende novos registros de pescadores até 2012

 

 

 

Pescadores que ainda não possuem o registro de pescador profissional expedido pelo Ministério do Trabalho só poderão obter o documento a partir de 2012. A decisão foi divulgada hoje (25) pela ministra de Aquicultura e Pesca, Ideli Salvatti e faz parte de um pacote de medidas tomadas pelo ministério para aumentar o controle sobre as carteirinhas emitidas. “Faremos isso como medida para evitar e detectar situações onde o direito ao registro e pagamento de seguro não cabe”, afirmou a ministra. Os pescadores que se registrarem em 2012, só passarão a receber o seguro defeso em 2013, já que existe a exigência de um ano até que o pescador profissional receba o auxílio equivalente a um salário mínimo por mês durante o período de reprodução dos peixes. Casos excepcionais como o de pescadores que já possuem registro junto ao Ibama e à Superintendência do Desenvolvimento da Pesca (Sudepe), poderão requerer as carteirinhas do Ministério do Trabalho ainda este ano.

 

Outras medidas integrantes do pacote são o cancelamento de 13 mil carteirinhas expedidas há mais de seis meses e que não foram procuradas, além da exigência do prazo de um ano para que um novo requerimento de registro seja feito após o cancelamento da licença. O presidente da Federação de Pescadores do Amazonas, Walzenir Falcão afirmou que existem outros aspectos que devem ser observados pelo ministério. “Estou perplexo com esse anúncio. Parece que a ministra só está preocupada com o seguro defeso, mas existem também a aposentadoria e a fiscalização dos pescadores”, afirmou. Hélio Braga, presidente da Federação dos Pescadores de Rondônia, integrou o grupo de trabalho que definiu a suspensão do registro de novas carteirinhas até 2012, mas não concorda com a decisão. “O justo não pode pagar pelo injusto. A minha proposta é que se formem grupos de trabalho para visitar os pescadores duvidosos”, afirmou. No ano passado, 470 mil pescadores receberam o auxílio defeso. A ministra Ideli Salvatti afirmou existem cerca de 900 mil pescadores registrados em todo o país.Acompanhe o Portal Amazônia pelo Twitter

 

Fonte:Portal Amazônia

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

 

 

Alertas: HOJE, VENTOS FORTES. AMANHÃ, VENTOS FORTES. No decorrer desta quarta e quinta-feira, um sistema de baixa pressão na costa do Uruguai deslocando-se para alto mar, favorecendo a intensificação do vento na área pesqueira.

Previsão para hoje (26/01/2011) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de NE, força 3 a 5 e rajadas de 50 a 60 km/h, mais intensas ao sul de Florianópolis e em alto mar. Ondas de NE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5m, mais alto ao sul de Florianópolis. Sol com presença de nuvens.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de NE a N, força 3 a 5 e rajadas de 50 a 60 km/h, mais afastados da costa ao sul de Florianópolis e em alto mar. Ondas de NE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m, mais alto ao sul de Florianópolis. Na quinta-feira, sol com presença de nuvens e pancadas de chuva isoladas entre a tarde e noite.

Sexta-feira, ventos de NE a NW, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h, mais intensas ao sul de Florianópolis na madrugada e manhã. Ondas de E a NE de 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. A passagem de uma Frente fria pelo oceano, favorece a ocorrência de pancadas de chuva na área pesqueira especialmente ao sul.

Tendência: No sábado, frente fria em deslocamento pelo oceano, deixa a área pesqueira com muitas nuvens e chuva ocasional. Vento de NW a SE, fraco a molderado com rajadas de 40 km/hora. No domingo, a frente fria em se desloca para alto mar e um centro de alta pressão chega ao sul do Brasil, proporcionando melhora no tempo a partir da tarde. Vento de SE a E, fraco a moderado.

 



Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

 

 

 

 

Alertas: HOJE, VENTOS FORTES. AMANHÃ, VENTOS FORTES. No decorrer desta quarta e quinta-feira, um sistema de baixa pressão na costa do Uruguai deslocando-se para alto mar.

Previsão para hoje (26/01/2011) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de NE e N, força 4 a 5 e rajadas de 50 a 60 km/h, mais intensas afastadas no litoral sul de SC e norte do RS. Ondas de E e NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Mais altos no litoral sul de SC e norte do RS. Sol com algumas nuvens.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de N e S, força 4 a 5 e rajadas de 50 a 60 km/h, mais intensas afastadas da costa. Ondas de NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m, mais altos afastando-se da costa. Sol com aumento de nuvens com pancadas de chuva isoladas, com o avanço da frente fria, com risco de temporais na área de pesca, especialmente no sul do RS.

Sexta-feira, ventos de NW e SW, força 3 a 5 e rajadas de 50 a 60 km/h, mais intensas afastando-se da costa e sua maior intensidade ao sul do RS. Ondas de NE a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m, mais altos afastando-se da costa em direção ao alto mar. Frente fria deslocando-se para alto mar, porém com risco de rajadas de vento na área de pesca.

Tendência: Sábado e domingo um sistema de alta pressão chega ao litoral do RS deixando o tempo estável com presença de sol e vento fraco a moderado de sul a sudeste na área de pesca.

Fonte: Epagri/Ciram