Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Ministro da Pesca autoriza início da construção do Terminal Pesqueiro Público de Belém. Obra terá in

Ministro da Pesca autoriza início da construção do Terminal Pesqueiro Público de Belém. Obra terá investimento de R$34,5 milhões.

 

 

 

 

O ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, estará em Belém, nesta terça-feira, 31/08, para assinar ordem de serviço para a construção do Terminal Pesqueiro Público (TPP) de Belém. A obra terá investimentos de R$34,5 milhões do Ministério da Pesca e será concluída em 12 meses. O local é próximo à Rodovia Arthur Bernardes, km 15, Tapanã. A cerimônia que dará início às obras de construção do TPP será às 9h, e ocorrerá no km 15, da rodovia Arthur Bernardes, em Tapanã. Às 11h, o ministro vai estar em Outeiro, onde inaugura fábrica de gelo para conservação do pescado. A fábrica vai produzir 24 mil quilos de gelo ao dia. O Pará é o segundo maior produtor nacional de pescado. Conforme dados da estatística recentemente anunciada pelo Ministério da Pesca, o Estado produziu em 2009 136.228 toneladas de pescado, o que representa expressivos 9,6% da produção nacional. Mas na produção específica de pescado de origem marinha, o Pará passou de 65.460 toneladas em 2007 para 90.225 toneladas em 2009, um aumento de 37,8% em dois anos.

 

O Terminal Pesqueiro Público será administrado pelo Ministério da Pesca desde sua criação, organização, fiscalização sanitária, administração e exportação. O TTP do Tapanã será parte fundamental da infraestrutura aquícola e pesqueira do Pará e funcionará como entreposto de pesca nas áreas litorÂneas e ribeirinhas. A obra vai  beneficiar os pescadores da Cooperativa Mista dos Pescadores do Estado do Pará (Compepa) e do Movimento dos Pescadores do Estado do Pará (Mopepa). Na parte superior do terminal será instalada a Superintendência Federal do Ministério da Pesca, que hoje funciona nas dependências do Ministério de Agricultura. O novo prédio vai compor o complexo pesqueiro do Pará. No local será feita a comercialização e o armazenamento do pescado, assim como  a emissão de documentos como, Registro Geral de Pesca (RGP), Certificado de Registro de Embarcação e licenças pesqueiras.

 

A estrutura física do terminal de pesca será construída para atender as necessidades da atividade e fortalecer a cadeia produtiva do pescado no estado. No local também terá uma unidade de beneficiamento de pescado e de apoio à navegação de embarcações pesqueiras.  A área do terminal pesqueiro público é compreendida pelas instalações de apoio à atividade pesqueira, tais como ancoradouros, docas, cais, pontes e piers de acostagem, terrenos, armazéns frigoríficos, ou edificações, entrepostos e vias de circulação interna. E espaço também vai comportara infra-estrutura de proteção e acesso aquaviário ao terminal pesqueiro, compreendendo guias-correntes, quebra-mares, eclusas, canais, bacias de evolução e áreas de fundeio, obras fundamentais para o desenvolvimento da atividade pesqueira no estado.

Fonte: MPA

 

 

 

Abras realiza "semana" de 15 dias voltada para consumo de peixe

 

 

 

Difundir os benefícios do consumo de pescado. Este é o principal objetivo da "Semana do Peixe", realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O evento, que começa hoje e termina no próximo dia 15, é realizado pelo sétimo ano consecutivo e visa promover o consumo do pescado para os consumidores brasileiros por meio de campanhas promocionais.Durante o período, as redes de supermercados participantes oferecerão preços especiais em produtos ligados à seção de peixaria. Como forma de incentivo, a seção também contará com uma apresentação especial. O supermercado que montar a melhor apresentação de peixaria, inclusive, ganhará o concurso promovido pela entidade.

- Já está virando uma tradição para o nosso setor. Sempre no início de setembro, a Abras promove a Semana do Peixe como forma de incentivar o consumo de pescados. Ainda que tenha uma grande produção e também um enorme potencial, devido ao extenso litoral, o brasileiro ainda não consome tanto peixe quanto deveria.

 

Além de ser saudável, o consumo de peixes ajuda a movimentar a economia, principalmente em pequenas comunidades de pescadores - disse Sussumu Honda, presidente da entidade. A adesão dos supermercados à Semana do Peixe é voluntária. Também são as próprias redes supermercadistas que definem as ações promocionais bem como o percentual de descontos. A expectativa é que mais de 400 redes de supermercados participem da ação. Em 2009, houve um aumento médio de até 20% nas vendas de pescados e de categorias de produtos complementares durante o período de vigência das promoções.

Fonte:Monitor Mercantil

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

 

 

 

Alertas: HOJE, VENTOS FORTES AO SUL DE FLORIANÓPOLIS. AMANHÃ, SEM ALERTA. ATENÇÃO: Nevoeiro marítimo reduz a visibilidade entre Florianópolis e Paranaguá. Nesta quarta-feira um sistema de alta pressão no mar, próximo ao litoral do PR e SC, mantém variação de nuvens com nevoeiros marítimos na área de pesca.

 

Previsão para hoje (01/09/2010) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de NE, força 3 e rajadas de 40 a 65 km/h, mais intensas nas proximidades de Laguna. Ondas de E a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.5 m. Variação de nuvens com aberturas de sol. Nevoeiro marítimo persistente entre Florianópolis e Paranaguá, com redução de visibilidade.

 

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de N a SE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Variação de nuvens com chance de chuva fraca à noite. Nevoeiro marítimo persistente entre Florianópolis e Paranaguá, com redução de visibilidade.

 

Sexta-feira, ventos de SE a NE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a SE de 1.5 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.0 m. Variação de nuvens com aberturas de sol na área de pesca.

 

Tendência: No sábado uma frente fria, associada a um ciclone extratropical no RS, deixa o tempo instável com condições de chuva e trovoadas. No domingo, um sistema de alta pressão avança pelo Sul do Brasil, deixando o tempo firme com sol e temperaturas baixas em toda a área de pesca. Vento de NE/NW, passando a SW/S, com rajadas mais intensas no sábado de 60 a 70km/h, diminuindo no decorrer do dia. O mar fica muito agitado nesses dias, com risco para atividades de pesca.

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

 

 

 

 

Alertas: HOJE MAR AGITADO. AMANHà RAJADAS DE VENTO EM TORNO DE 60KM/H. FORTE AGITAÇÃO MARÍTIMA! Um cavado (área alongada de baixa pressão) no RS, ligado a uma frente fria em alto mar, deixa o tempo instável com céu encoberto, chuva e trovoadas na área de pesca.

 

Previsão para hoje (01/09/2010) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de NE a SE, força 3 a 4 e rajadas de 50 km/h. Ondas de E a NE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Tempo fechado com chuva e trovoadas isoladas na área de pesca.

 

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de S a SE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de NE a SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 3.0 a 4.0 m. A nebulosidade persiste na área de pesca, com chuva e trovoadas isoladas.

 

Sexta-feira, ventos de E a NE, força 4 a 5 e rajadas de 60 a 80 km/h. Ondas de SE de 2.0 a 3.0 m e picos de 4.0 a 4.5 m. O tempo segue instável com chuva e trovoadas na área de pesca devido a influência de uma ciclone extratropical. Temperatura em declínio.

 

Tendência: No sábado ainda há condições de chuva na madrugada e manhã, mas no decorrer do dia o ciclone extratropical se afasta para alto mar com o avanço de um sistema de alta pressão, e o tempo volta a ficar firme com sol e temperaturas baixas até o início da semana. Vento de W a SW/S com rajadas mais intensas no sábado de 80 a 100km/h, diminuindo bastante no decorrer de domingo. Mar muito agitado a grosso com ondas de 3,0 a 4,0m, mais altos ao sul de Tramandaí e áreas afastadas da costa.

Fonte: Epagri/Ciram