Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Ministro da Pesca vai a Natal visitar obras do Terminal Pesqueiro de RN

Ministro da Pesca vai a Natal visitar obras do

Terminal Pesqueiro de RN

 

 

 

O governador Iberê Ferreira e o ministro da Pesca, Altermir Gregolim, visitam na próxima segunda-feira, 12, às 9h, as obras do Terminal Pesqueiro de Natal. Em construção, a primeira etapa do terminal tem previsão de entrega para novembro deste ano. A obra do governo do Estado, com custo da ordem de R$ 29,5 milhões, tem previsão para gerar mais de 10 mil empregos diretos. ``Hoje, vivem da atividade pesqueira no Rio Grande do Norte cerca de 150 mil pessoas. E esse número deve subir, com a natural geração dos milhares de empregos diretos. Isso tudo mostra a importÂncia e a abrangência que o Terminal Pesqueiro terá para a economia do Estado´´, ressalta Iberê. O terminal será um porto de recepção com serviços de beneficiamento primário de peixe e fábrica de gelo. O atendimento será para a pesca oceÂnica, de maior porte, e também para os pequenos pescadores. Sua capacidade de estocagem será de 50 mil quilos.

 

De acordo com o governo, o terminal vai melhorar as atividades comerciais de combustível, lubrificantes, gelo, alimentação e hotelaria; aumentar as exportações; impulsionar a indústria naval e de processamento de embalagens, além levar à qualificação do mercado. As instalações do Terminal Pesqueiro estão sendo erguidas em terreno cedido pela União, por trás da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) – entre a Pedra do Rosário e a Capitania dos Portos, bairro da Ribeira. O Terminal terá cerca de 200 metros de extensão de cais. Segundo dados do governo do estado, nos 25 municípios litorÂneos, existem 84 comunidades pesqueiras, 30 colônias de pescadores, e 11 mil pescadores cadastrados. O Rio Grande do Norte é o maior estado exportador de pescado do Brasil e fechou 2008 com cerca de 10 mil toneladas de produtos vendidos para fora do país, entre atum, espadarte, lagosta e camarão de cativeiro. Fonte:Política Real

 

 

Comissária da UE debate acordo de pesca com Marrocos com

euro deputados

 

 

 

A comissária européia de Pesca, María Damanaki, se reúne na próxima terça-feira com um grupo de euro deputados para falar sobre o acordo pesqueiro com o Marrocos e questões como seu impacto no Saara ocidental, informaram hoje à Agência Efe fontes comunitárias. Damanaki convocou os euro parlamentares para falar sobre convênios desse tipo com outros países e, sobretudo, acerca do pacto com o Marrocos, o mais importante politicamente para a União Européia em matéria de pesca. A reunião tem como objetivo uma troca de opiniões com certa "urgência", segundo as fontes, porque a data para em que o convênio atual expire (março 2011) está chegando e também pelas críticas que este acordo recebeu, sobretudo por suas consequências nos territórios do Saara ocidental. O pacto também foi criticado por organizações científicas, acrescentou a fonte.

 

A própria comissária pediu as autoridades marroquinas informações que justifiquem que parte da compensação que receberam pelo acordo está beneficiando às povoações saaráuis.  Segundo fontes da Comissão Européia (CE), Rabat não remeteu esses dados. Damanaki admitiu que essa informação afetaria às negociações para a renovação do convênio. No entanto, a CE considera que há outras questões vinculadas ao acordo além do Saara. O pacto com o Marrocos oferece licenças para 119 navios comunitários; em troca, a UE paga 36,1 milhões de euros por ano ao país norte - africano, uma parte para o setor e outra para medidas de desenvolvimento. Recentemente, a presidente da comissão de Pesca do Parlamento Europeu, Carmen Fraga (PP), declarou que "haverá problemas" para renovar o acordo, pois ele expira em 2011 e não há movimentos rumo a sua renegociação. Ela falou, entre outras dificuldades, do problema do Saara. Os serviços jurídicos do PE, por outro lado, ressaltaram em um relatório que o compromisso não respeitava as leis internacionais porque não estava beneficiando adequadamente o povo saaráui. Fonte:G1

 

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

 

 

 

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA. Uma frente fria de fraca intensidade, em deslocamento pelo litoral Sul do Brasil, provoca variação de nuvens com chuva isolada e ventos do quadrante sul com ondas mais altas.

 

Previsão para hoje (09/07/2010) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Variação de nuvens com chuva isolada.

 

Previsão para amanhã Sábado, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Mais nuvens com chuva isolada na madrugada e manhã, melhorando com sol no decorrer do dia em boa parte da área pesca.

 

Domingo, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Mais nuvens com chuva isolada na madrugada e manhã, melhorando com sol no decorrer do dia em boa parte da área pesca.

 

Tendência: Na segunda-feira, uma frente fria provoca chuva e temporal isolado na área de pesca. Vento de E/NE, passando a S na terça-feira, com rajadas de 40 a 60km/h. A agitação marítima aumenta, especialmente na terça-feira.

 

  

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

 

 

 

Alertas: HOJE, MAR AGITADO. AMANHÃ, SEM ALERTA. Uma frente fria de fraca intensidade, em deslocamento pelo litoral Sul do Brasil, provoca variação de nuvens com chuva isolada e ventos do quadrante sul com ondas mais altas.

 

Previsão para hoje (09/07/2010) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de S a SE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m, em áreas mais afastadas da costa. Variação de nuvens com chuva isolada, principalmente ao norte de Mostardas.

 

Previsão para amanhã Sábado, ventos de SE a NE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Nevoeiros ao amanhecer com presença de sol na área de pesca.

 

Domingo, ventos de E a NE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Nevoeiros ao amanhecer com presença de sol na área de pesca.

 

Tendência: Na segunda-feira, uma nova frente fria provoca aumento de nebulosidade e chuva com trovoadas na área de pesca. Risco de temporal isolado. Vento de NE, passando a SW/SE com rajadas de 60 a 70km/h, mais fortes no domingo. Mar agitado com ondas de 2,0 a 2,5m e picos de 3,0m. Na terça, o tempo volta a melhorar com a chegada de uma massa fria e seca ao Suld o Brasil. Vento Sul de intensidade modera a forte. Mar volta a ficar mais agitado. 

Fonte: Epagri/Ciram.