Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

MT: piscicultura será fortalecida com entrega de caminhões Feira do Peixe

MT: piscicultura será fortalecida com entrega de caminhões Feira do Peixe 

 

 

A solenidade de entrega de três caminhões ‘Feira do Peixe’ será realizada, nesta quinta-feira (24), durante visita da ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvat. Os caminhões serão destinados aos Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Complexo Nascentes do Pantanal e Vale do Rio Cuiabá e uma unidade para a prefeitura da Capital. O ato de entrega acontecerá no Mercado do Peixe, bairro Porto, às 16h. Os beneficiários foram classificados por critérios técnicos exigidos em edital do Ministério da Pesca e Aquicultura. As três unidades do Caminhão Feira do Peixe que Mato Grosso receberá fazem parte da primeira etapa do Programa Peixe nos Bairros do Ministério, que tem a meta de chegar a 200 veículos. De acordo com o secretário adjunto de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Renaldo Loffi, o caminhão ‘Feira do Peixe’ irá impulsionar a piscicultura no Estado de Mato Grosso. “Fomentar a cadeia produtiva do peixe e torná-lo mais acessível para a população. O intuito é que o peixe faça parte do cardápio da população mato-grossense e os caminhões chegam numa época boa, próximo à semana santa”, frisa o secretário Loffi.

 

A prefeita de Lambari D’Oeste e presidente do Consórcio na região Oeste, Maria Manea da Cruz, disse que o Caminhão Feira do Peixe será muito importante para incentivar a produção e estruturar a comercialização do peixe na região, permitindo que o produtor de pescado comercialize o produto direto ao consumidor. “Sem os intermediários, o preço vai ser reduzido e aumenta o ganho para o piscicultor. Além disso, facilita o acesso do público, já que o caminhão torna-se uma espécie de peixaria móvel. A cada período, conforme agenda, o caminhão chega a uma cidade, bairro ou a uma comunidade e vende ali, o pescado. Com esta aproximação tenho certeza que o habito alimentar da população será alterado com um maior consumo de peixe”, complementou Maria Manea.O Programa Peixe nos Bairros visa à distribuição, por meio de editais, dos caminhões feira do peixe, uma espécie de peixaria móvel. Os veículos oferecem diversas vantagens. A partir do seu uso a logística de escoamento da produção será mais prática e rápida, além de ser uma boa ferramenta para organização dos pescadores no município ou região.

 

A feira móvel possui uma carroceria frigorífica projetada para a armazenagem e comercialização de pescado, equipada com câmaras frigoríficas que podem ser usadas para armazenamento de pescado congelado e fresco e tem capacidade de transporte superior a 3,5 toneladas. Equipado ainda com balança, cupom fiscal, expositores do produto e câmara fria. As características técnicas permitem que o caminhão seja aberto e transformado em um ponto de comercialização, que funciona como uma feira ambulante ou peixaria móvel. Abastecido com pescado, ele circula pelos bairros, vilas e comunidades de determinados municípios levando o peixe diretamente aos consumidores. Um mesmo veículo pode atender a um grupo de pequenos municípios, como é o caso dos consórcios e associações municipais. Diagnósticos revelam que grande parte da problemática estrutural do setor pesqueiro artesanal está vinculada à deficiência de acesso aos meios de conservação do pescado, principalmente ao gelo. Outra questão é a dificuldade de comercialização direta, de produtos da pesca artesanal e aquicultura familiar, pela ação de intermediários na cadeia produtiva, acarretando menores rendimentos para os pescadores artesanais e pequenos aquicultores. O caminhão ‘Feira do Peixe’ irá beneficiar o Consórcio Vale do Rio Cuiabá que compõe os municípios de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé e o Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal de Araputanga que agrega Cáceres, Curvelândia, Glória DOeste, Indiavaí, Lambari DOeste, Mirassol DOeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger e Várzea grande.

Fonte:Página Rural

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

 

 

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA. Neste terça e na quarta-feira áreas de baixa pressão provocam mais nuvens e chuva em áreas afastadas da costa, com variação de nuvens e pequenas aberturas de sol próximo da costa, temperaturas altas, vento fraco e mar pouco agitado na área de pesca.

 

Previsão para hoje (22/02/2011) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de SE, força 2 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Nebulosidade variável com chuva a partir da tarde na área de pesca.

 

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de S a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Nebulosidade variável com chuva no início e fim do dia na área de pesca.

 

Quinta-feira, ventos de E, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Nebulosidade variável com chuva na área de pesca, principalmente no início e fim do dia.

 

Tendência: Na sexta-feira e sábado, nebulosidade variável com aberturas de sol e chuva na sexta-feira na área de pesca próxima da costa. Vento de E/SE com rajadas de 40 e 50km/h, mais intensas a partir da tarde de sábado. Mar pouco agitado, com ondas de SE e picos de 1,0m.

 

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

 

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA. Neste terça e na quarta-feira uma frente fria e áreas de baixa pressão provocam mais nuvens e chuva em áreas afastadas da costa. Proximo da costa um sistema de alta pressão mantém presença de sol e temperaturas altas, vento fraco e mar pouco agitado na área de pesca.

 

Previsão para hoje (22/02/2011) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de SE a E, força 2 e rajadas de 30 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Variação de nuvens e chuva isolada afastado da costa e ao norte de Tramandaí.

 

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de E, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Variação de nuvens com pancadas isoladas de chuva no fim da tarde próximo da costa devido ao calor e, em áreas afastadas da costa, mais nuvens na maior parte do dia devido a áreas de baixa pressão.

 

Quinta-feira, ventos de E a NE, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais intensas ao sul de Tramandaí. Ondas de SE a E de 1.0 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Variação de nuvens com chuva no início e fim do dia.

 

Tendência: Na sexta-feira e sábado, o tempo continúa instável com chuva, especialmente no sábado e próximo da costa. Vento de E/NE com rajadas de 60 e 70km/h, mais fortes no sábado. Mar pouco agitado, com ondas de E e picos de 1.5m.

Fonte: Epagri/Ciram