Nota de Esclarecimento: Operação “Poseidon”

O Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região – SINDIPI, vem através desta  esclarecer os fatos ocorridos no dia 10/04/2014, referente a operação da Polícia Federal e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA em empresas filiadas a este Sindicato, sendo:
O estado de Santa Catarina é o maior Pólo de Captura e Industrialização de pescado do Brasil, onde estão localizadas as maiores e mais modernas indústrias de processamento de pescado congelado e enlatado do país. Geração após geração há mais de 50 anos este parque industrial é referência no mercado nacional e internacional, exportando seus produtos para países de todo o mundo, como os exigentes mercados da Comunidade Européia e Estados Unidos.As missões internacionais que vêm ao nosso país com a intenção de fiscalizar as empresas com Serviço de Inspeção Federal – SIF no Brasil, sempre são trazidas pelo Ministério da Agricultura ao Estado de Santa Catarina, justamente pelo reconhecimento da excelência nacional e internacional de suas indústrias de processamento de pescado.

O SINDIPI, com o apoio de seus associados, vem trabalhando no desenvolvimento sustentável do setor com o apoio de instituições de renome internacional como UNIVALI, Instituto de Pesca, realizando pesquisas e trabalhos científicos de interesse nacional como: Boletim Estatístico de Produção Pesqueira, Pesquisa sobre tempo de validade de pescado congelado, Pesquisa de Mercado nos principais centros de consumo, Pesquisa sobre a Viabilidade de evisceração a bordo de embarcações, pesquisa sobre os nomes científicos e comerciais de pescado comercializados no Brasil, entre outras atitudes que denotam a preocupação de seus associados com o futuro de todo o setor e com a segurança alimentar dos consumidores de pescado no Brasil.

O SINDIPI, como associado do CONEPE, sempre participou junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de diversos trabalhos que trataram da regulamentação do setor, discutindo e apoiando o MAPA em seus regulamentos. Por todos estes fatos relatados anteriormente, o SINDIPI  estranha a forma como foi conduzida a realização nos dias anteriores a Semana Santa, historicamente época de maior consumo de pescado em nosso país,  uma denominada operação “Poseidon”, liderada por Fiscais Federais Agropecuários – FFAs, os quais estão sofrendo um processo de Sindicância Interna por parte do próprio MAPA, movida por esta entidade de classe que congrega mais de 300 associados, os quais são responsáveis por mais de 60.000 empregos diretos em nossa região.  Salientamos que os FFAs  sempre tiveram  acesso irrestrito as instalações das empresas fiscalizadas, vivendo o dia a dia das mesmas, sendo inclusive responsáveis pelos Serviço de Inspeção Federal das empresas. O SINDIPI além de contribuir com os seus associados para que produzam  produtos de excelência comprovada,  está ao lado dos consumidores brasileiros, que são a razão da existência do setor produtivo. Paralelamente as ações ocorridos na semana passada esta entidade já iniciou sua própria  investigação destes fatos.