Notícias
NOTA OFICIAL - SINDIPI manifesta apoio ao ordenamento da pesca do turbarão-azul
Em uma reunião convocada pelo Conepe (Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura) na tarde desta terça-feira (20), o SINDIPI reiterou seu apoio ao MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) no que tange a Portaria de ordenamento da pesca do tubarão-azul.
Desde a publicação da Portaria, o tema tem estado no centro de debates inflamados por pressões ideológicas que afirmam que a Portaria põe em risco a espécie. No entanto, o ordenamento garante justamente o oposto: uma pesca dentro dos limites sustentáveis.
A última avaliação de estoque do turbarão-azul, apresentada em 2023 na ICCAT, mostrou que o estoque acessado pela frota brasileira está em níveis que permitem a pesca controlada. A Portaria, publicada em abril, prevê cotas de captura, e regras claras de ordenamento, monitoramento, controle, fiscalização e comercialização.
O SINDIPI não só apoia a Portaria de ordenamento da pesca do tubarão-azul, como entende a importância da gestão de todos os recursos pesqueiros ser baseada em dados técnicos-científicos robustos.