Pesca com redes de profundidade é liberada por mais 90 dias

O prazo de 60 dias para a liberação da pesca oceânica com mais de 2,5 quilômetros de rede no município encerrou-se nesta segunda-feira (20). O Grupo Técnico de Trabalho - GTT Emalhe, criado em setembro deste ano, estava como responsável pelo caso, porém, até o final da semana passada não havia entrado em acordo com o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Pesca e da Aquicultura sobre a questão.Antes de a atividade ser proibida, o Sindicato dos Pescadores de Rio Grande, juntamente com o Sindicato dos Armadores de Pesca do Rio Grande do Sul, encaminhou à Justiça uma liminar solicitando a prorrogação desta data. Agora, o GTT deverá apresentar uma resposta definitiva dentro de 90 dias. Enquanto isso, os pescadores continuam com suas atividades no mar.

Um novo protesto dos pescadores com o bloqueio da BR-392 estava programado para esta segunda-feira (20), caso fosse confirmado o retorno da cobrança do artigo 1° da Portaria Ibama 121.

Fonte:Diário Popular

Ministro da Pesca assina convênio regional em Agrolândia

Com a presença de vários prefeitos de municípios da Região, agricultores, técnicos e outras lideranças, o ministro da Pesca, Altemir Gregolin, assinou convênio de mais de R$ 700 mil para a prestação de assistência técnica aos piscicultores do Alto Vale do Itajaí. O evento foi neste sábado, 18, no pesque-pague Schaadinha, em Agrolândia. O convênio será gerenciado pela entidade Pró-Mover em parceria com a Associação para o Desenvolvimento da Piscicultura do Alto Vale do Itajaí (ADEMAVIPE). Irimar José da Silva, presidente da Pró-Mover ressaltou a importância da assinatura do convênio para a economia regional, através da agricultura familiar que pode ter na piscicultura mais uma importante fonte de renda e de melhoria da qualidade de vida dos agricultores, auxiliando para que permaneçam no meio rural. "O Alto Vale, hoje, produz 1,2 mil toneladas de pescado por ano e a meta, com o início dessa assistência técnica, é de chegar a 5 mil toneladas até 2015. Queremos com essa assistência contribuir para a diversificação da agricultura familiar, oferecendo aos agricultores que já estão trabalhando com piscicultura essa garantia e aos que pretendem entrar no projeto, essa alternativa", explicou Irimar.

O deputado Jailson Lima disse que a atividade de piscicultura exige bem menos sacrifício dos agricultores se for comparada com a produção de fumo. "Como médico sei o quanto isso é importante para gerar renda alternativa à agricultura familiar, com atividades menos insalubres à categoria", observou Jailson. Para o prefeito de Agrolândia, José Constante, faltava esse tipo de assistência para os agricultores do Alto Vale. "Agrolândia e o Alto Vale já têm essa atividade como um setor importante para a economia. Com esse recuso para a assistência técnica vai aumentar a produtividade, reduzir o custo e, com isso, aumentar a receita líquida dos piscicultores. Ao mesmo tempo vai ser possível expandir para outras propriedades que tem a piscicultura apenas para a subsistência", ressaltou o prefeito. José Ercolino Menegatti, prefeito de Agronômica, disse que o Município vai receber uma das retro-escavadeiras e que este convênio vem em boa hora porque vai agregar aos agricultores do Alto Vale uma nova fonte de renda que vai ajudar na diversificação da pequena propriedade rural, através do fomento e da extensão desse serviço técnico. O Prefeito de Rio do Oeste, Odenir Felizare, parabenizou o ministro Gregolin e a Associação dos Piscicultores pela assinatura de convênio porque entende que muitos agricultores de seu município e de toda a Região querem aperfeiçoar ou entrar na atividade, mas que necessitavam de uma assistência mais específica para ter mais uma alternativa de renda em suas propriedades.

O ministro da Pesca, Altemir Gregolin, informou que seu ministério vai entregar 95 retro-escavadeira até o final deste ano para uso exclusivo na piscicultura de Santa Catarina. "Na segunda-feira, 20, cinco destas máquinas serão entregues no Alto Vale", disse o ministro. "Nós somos o Estado maior produtor de pescado do País. Hoje, mais de 20 mil famílias dependem da atividade como principal fonte renda. Queremos dobrar esse número nos próximos anos. No governo Lula o consume de pescado cresceu 40%. Saímos de um consumo, em 2003, de 6,5 quilos por habitante/ano para 9 quilos no ano passado, meta esperada para 2011", destacou Gregolin. Para o ministro é um mercado que está em franca expansão graças às políticas que dão sustentação ao setor a exemplo da criação do Ministério da Pesca e Aquicultura e da nova Lei da Pesca.O desenvolvimento da piscicultura na Região vai contar com assistência técnica graças ao convênio assinado neste sábado, 18, em Agrolândia. Mais de R$ 700 mil serão integralmente destinados à assistência. Além disso, retro-escavadeiras serão entregues pelo Ministério da Pesca para auxiliar as prefeituras na construção de lagoas de peixe. O técnico regional de piscicultura da Epagri, Claudemir Luiz Schappo, disse que a produção de pescado cresce na Região e que a maior deficiência é no setor de assistência técnica.

"Pleiteávamos e hoje estamos vendo a concretização dessa assistência técnica para desenvolver o modelo Alto Vale do Itajaí de piscicultura. O produtor precisa de assistência técnica porque a Região tem recursos naturais, tem tecnologia, tem licença ambiental e o que precisava está acontecendo hoje, que é a assistência técnica para desenvolver a piscicultura no Alto Vale do Itajaí", salientou Schappo. O piscicultor de Mirim Doce, Jacinto Fioravante Peron, presente no evento, que ver os filhos dos agricultores permanecendo no campo. "A piscicultura na Região sempre teve uma deficiência técnica. Esse projeto tem uma grande valia para os agricultores do Alto Vale, vem de encontro às propriedades rurais. Se oferecer uma alternativa de renda, o filho do agricultor vai permanecer na atividade", pondera o piscicultor.O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou em 2009, em Itajaí, a lei que criou o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em substituição à Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (Seap).

Na ocasião Lula sancionou também a nova Lei da Pesca, que passa a considerar pescadores e aquicultores como produtores rurais com direito a créditos rurais com acesso a recursos mais baratos para financiar a produção.Empresas de beneficiamento, transformação e industrialização de pescado podem se beneficiar das linhas de crédito, desde que comprem a matéria-prima dos pescadores ou de suas cooperativas.O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Mais Alimentos tem recursos para atender o setor de pesca que envolve os produtores rurais que se dedicam integralmente ou parcialmente na atividade.

O Ministério da Pesca será comandando pela senadora catarinense Ideli Salvatti no governo da presidenta Dilma. Gregolin deve continuar no governo, em outro cargo.

Fonte:O Barriga Verde

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA.Nesta terça e quarta-feira, áreas de instabilidade, favorece mais nuvens e pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde na área de pesca. Há risco de temporal isolado

Previsão para hoje (21/12/2010) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NE a SE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de m. Tempo instável com predomínio de nebulosidade e condição de pancadas de chuva na área de pesca. Há risco de temporal isolado.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m. Tempo instável com predomínio de nebulosidade e condição de pancadas de chuva na área de pesca. Há risco de temporal isolado.

Quinta-feira, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Tempo instável com predomínio de nebulosidade e condição de chuva no iício e final do dia na área de pesca.

Tendência: Na sexta-feira e no sábado, persiste o tempo instável com condição de chuva em boa parte do dia na área de pesca. Vento de SE a NE, com rajadas de 40 km/h. Mar calmo!

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Terça e quarta-feira, áreas de instabilidade deixam o tempo instável com chuva na área de pesca.Previsão para hoje (21/12/2010) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Nebulosidade variável com chuva na área da pesca, especialmente ao norte de Mostardas.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Sol entre nuvens na área de pesca.

Quinta-feira, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h, mais fortes no final do dia. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Sol entre nuvens na área de pesca.

Tendência: Na sexta, aumento de nuvens com pancadas de chuva entre a tarde e noite. No sábado o tempo volta a melhorar. Vento de NE, com rajadas de 40 a 50km/h. Mar calmo!

Fonte: Epagri/Ciram