Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Pesca farta em Arroio do Silva (SC)

 

Pesca farta em Arroio do Silva (SC)

 

 

 

A Praia da Meta é conhecida pela plataforma de pesca e por abrigar no verão milhares de turistas e caminhoneiros que participam da tradicional Arrancada de Caminhões. Nesta entressafra de eventos, no entanto, uma puxada de rede, com cerca de 20 toneladas de corvina, ontem, foi o centro das atenções dos pescadores e curiosos que acompanharam a pesca no local. Na quarta-feira, outras 20 toneladas de corvina foram capturadas em Morro dos Conventos, em Araranguá. "Colocamos a rede por volta de 14h e iniciamos a retirada às 17h e fomos abençoados com este cardume de corvina. Fazia anos que isso não acontecia", disse o pescador conhecido por Zé Gadelha.

 

Os amigos Nei e Daniel, parceiros da rede, comemoraram a fartura do pescado. Enquanto a rede era retirada do mar, dezenas de pessoas e curiosos se achegavam para ajudar e em troca receber um peixe de recompensa. Todo o pescado foi comercializado com uma empresa do ramo, localizada no Balneário Arroio do Silva, que será levado para a venda no Rio de Janeiro e São Paulo.

Fonte:A Tribuna SC

 

 

 

Pescadores são presos em flagrante com 50 quilos de anchova em reserva biológica em SC

 

 

 

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) flagrou oito pescadores com 50 quilos de anchovas recém pescadas na manhã desta quinta-feira na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, na Ilha Deserta, município de Governador Celso Ramos, Grande Florianópolis. Os analistas ambientais do ICMBIO descobriram a pesca ilegal por meio de um GPS e de carta náutica, que constataram que os barcos estavam na área de proteção ambiental.

 

Os barcos Monte Horebe III e Vô Abraão estavam ancorados quando os fiscais chegaram. A Polícia Militar Ambiental escoltou as embarcações até o bairro Ponta das Canas, no Norte da Ilha de Santa Catarina, onde a Polícia Federal (PF) esperava para levá-los até a Superintendência Regional. Os pescadores vão responder pelo crime de pesca ilegal em reserva biológica e, se condenados, a pena pode variar entre um e três anos de prisão.

Fonte:Diário Catarinense

  

 

Piracema inicia dia 5 de novembro em MT

 

 

 

Reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) definiu ontem o período de proibição da pesca em Mato Grosso. A piracema começa no dia 5 de novembro deste ano e se estende até o dia 28 de fevereiro de 2010. De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema), Luiz Henrique Daldegan, durante esses quatro meses fica suspensa a atividade pesqueira nas bacias hidrográficas do Araguaia, Amazonas e Paraguai. ``Vamos fiscalizar, montar postos fixos e móveis e quem for pego com pescado irregular será detido´´, alertou.

 

Durante a piracema só é permitida a pesca de subsistência, desembarcada e sem fins comerciais. é considerada pesca de subsistência a praticada artesanalmente por populações ribeirinhas ou tradicionais para garantir a alimentação familiar. A cota diária é de três quilos ou um exemplar de qualquer peso, por pescador, respeitando os tamanhos mínimos de captura estabelecidos pela legislação para cada espécie. Também é proibido o transporte e a comercialização do pescado proveniente da pesca de subsistência.

 

Na piracema acontece a desova dos peixes, o que é fundamental para a preservação da piscosidade (abundÂncia de peixes) nas águas de rios e lagoas. Neste período, a atividade é proibida como forma de prevenir impactos provocados pela pesca abusiva. Quem possui estoques de peixes in natura, resfriados ou congelados, provenientes de águas continentais, existentes nos frigoríficos, peixarias, entrepostos, postos de venda, restaurantes, hotéis e similares deverá fazer a declaração deste estoque ao órgão ambiental.

 

Outro detalhe é que todo o todo produto de pesca vindo de outros estados ou países deverá estar acompanhado de comprovante de origem sob pena de multa, perca do pescado e dos petrechos, equipamentos e instrumentos utilizados. Conforme Daldegan, são duas resoluções do Consema possibilitando, inclusive, caso seja verificado a necessidade, a ampliação do período de defeso. Este ano, a Justiça Federal de Cáceres decretou, às vésperas do término oficial da piracema, a extensão do período nos rios que cortam a região por 30 dias.

Fonte:Clic Hoje

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

 

 

 

Nesta sexta-feira, um sistema de alta pressão provoca variação de nebulosidade sem chuva, na área de pesca. No sábado, frente fria provoca temporais. Alertas: HOJE e AMANHÃ, VENTOS FORTES.

 

Previsão para hoje (23/10/2009) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de NE, força 2 a 3 e rajadas de 50 a 70 km/h, constantes ao longo do dia. Ondas de E a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo firme com presença de sol entre nuvens em boa parte do dia.

 

Previsão para amanhã Sábado, ventos de NW a S, força 2 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de NE a S de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. No sábado uma nova frente fria avança pelo litoral do RS, provocando chuva e temporal isolado, vento de sul com rajadas que por momentos podem chegar a 70km/h com agitação marítima local.

 

Domingo, ventos de S a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de S de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m (mar agitado). Frente fria se afasta da região, melhorando o tempo no decorrer do dia.

 

Tendência: Entre segunda e quarta, um sistema de alta pressão mantém o tempo firme com sol e poucas nuvens. Vento de sudeste a nordeste, com rajadas de 50 a 60km/h. O mar fica mais agitado com ondas de 2,0 a 2,5m.

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

 

 

Na sexta-feira, um sistema de alta pressão no oceano provoca variação de nuvens, com chuva fraca durante a noite, na área de pesca. Entre a tarde e noite de sábado, uma frente fria atinge a área de pesca, mudando o tempo. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, VENTOS FORTES.

 

Previsão para hoje (23/10/2009) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de NE a S, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Sol entre muitas nuvens em boa parte do dia.

 

Previsão para amanhã Sábado, ventos de NE a S, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de E a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 1.5 m. No sábado uma nova frente fria avança pelo litoral do RS e SC, provocando chuva e temporal isolado da tarde para à noite a área de pesca.

 

Domingo, ventos de SE a E, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de S de 1.0 a 1.5 m e picos de 1.5 a 2.5 m. Frente fria se afasta da região, melhorando o tempo no decorrer do dia, mesmo assim ocorre chuva isolada.

 

Tendência: Entre segunda e quarta, um sistema de alta pressão mantém o tempo firme com sol e poucas nuvens. Vento de sudeste a nordeste, com rajadas de 40 a 60km/h. O mar fica mais agitado com ondas de 2,0 a 2,5m, ao sul de Florianópolis.

Fonte: Epagri/Ciram.