Pescadores capturam 16 toneladas de tainha em praia de Florianópolis

Um grupo de pescadores da Praia de Naufragados, no Sul de Florianópolis, capturou 11 mil tainhas. No final da tarde desta segunda-feira (3), o grupo comemorava a quantidade equivalente a 16 toneladas do peixe.
Mais de quatro toneladas foram capturadas em Balneário Rincão (Foto: Janine Limas/RBS TV)Mais de quatro toneladas foram capturadas
em Balneário Rincão (Foto: Janine Limas/RBS TV)

De acordo com o proprietário da rede, Flávio Argino Martins, a canoa a remo não vai para alto-mar e a pesca foi feita com a ajuda de um olheiro, que vê o cardume de cima de um morro e dá sinal aos pescadores.

"A pescaria foi ótima. A temporada promete ser boa", comemora o pescador. Segundo ele, em 2010, ele pescou 34 mil tainhas durante toda a temporada, porém, em 2012, foram apenas três no mesmo período.

Segundo o presidente da Federação de Pescadores de Santa Catarina, Ivo da Silva, o pico da safra ocorre no mês de junho, e os pescadores estão felizes até agora com a boa safra deste ano. "Estamos bem otimistas com as recentes capturas, só neste fim de semana, contabilizamos a captura de uma tonelada e meia do peixe no Campeche, e de seis toneladas na Ponta do Papagaio. Até a noite de domingo, já haviamos contabilizado mais de 305 toneladas somente nas pescas artesanais" conclui o presidente.

Balneário Rincão
No Sul de Santa Catarina, os pescadores da cidade conseguiram mais de quatro toneladas do peixe. O barco saiu de Jaguaruna ás 5h de segunda (3) e chegou à Praia do Rincão à tarde, onde capturaram a tainha. Segundo o proprietário do barco, Roberto Celso Ramos, é muito difícil encontrar um cardume grande como esse.

A rede ficou cheia e, aos poucos, montes de peixes se formaram na beira da praia. Muita gente acompanhou o desembarque. A costureira Alba Andrade Laurindo deixou o trabalho e para ajudar os pescadores a tirar os peixes da rede: “a minha vizinha me chamou para ver e acabei ficando para ajudar”.