Pesquisador da UFRG é novo secretário de registro, monitoramento e pesquisa do MPA

O professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande, Luis Gustavo Cardoso, foi nomeado para exercer o cargo de Secretário Nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa no MPA, o Ministério da Pesca e Aquicultura. A Portaria que cede o servidor para o cargo, n° 672, de 26 de março de 2024, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de quarta-feira, 27 de março. Já a Portaria de nomeação foi publicada em 09 de abril de 2024.

Luis Gustavo é oceanólogo com doutorado em Oceanografia Biológica pela FURG. Ele é professor adjunto no IO, e anteriormente ocupou a coordenação do Programa de Pós-graduação em Oceanografia Biológica da FURG de 2017 a 2019. Além disso, ele é membro da rede global de pesquisadores FISHPATH e representa o Brasil na International Commission for the Conservation of Atlantic Tunas (ICCAT). Dentro da universidade, ele também é Diretor do Laboratório de Dinâmica Populacional Pesqueira e está envolvido em pesquisas e orientações para estudantes de mestrado e doutorado, concentrando-se em dinâmica populacional, avaliação de estoques e impactos ecossistêmicos das pescarias.

Luis Gustavo substitui a engenheira Flávia Fredou, que é graduada em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1995), possui mestrado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande (1997), doutorado em Modelagem - Centre Of Environmental Fisheries And Aquaculture Sciences (2000) e Pós-doutorado no IRD (Institut Pour la Recherche et Development) (França) em 2014. Atualmente é Professor Titular da UFRPE, atuando também na Pós-Graduação de Recursos Pesqueiros e Aquacultura.

diario-oficial mpa nomeacao