“Precisamos ser reconhecidos”, diz ministra em reunião com o setor pesqueiro nacional

A Ministra da Pesca e Aquicultura Ideli Salvatti mostrou determinação de alavancar o setor pesqueiro nacional ao pedir a união dos empresários e armadores da pesca e aquicultura durante reunião, na quarta-feira (12), em seu gabinete. Esse foi o primeiro encontro com os membros da diretoria do Conselho Nacional de Empresários da Pesca e Aquicultura – Conepe. O presidente interino do IBAMA, Américo Ribeiro Tunes, também esteve na audiência e ouviu as propostas para o desenvolvimento do setor entregues pelo presidente do Conepe, Fernando Ferreira. “Precisamos buscar a transparência, discutir os nossos problemas e buscar as soluções”, disse Ferreira. Ideli lembrou os avanços e citou medidas como o acesso ao crédito para produção de pescado em tanques redes por meio do BNDES e para ampliação do Profrota – linha de financiamento para renovação da frota pesqueira nacional – que aguarda aprovação do Congresso Nacional. Ao falar do potencial do Brasil e do papel do MPA em estimular a industrialização da produção, aumentar o consumo interno e as exportações, a ministra pediu a união e consenso dos armadores e empresários sobre os projetos e propostas e também a responsabilidade de todos para que o setor seja desenvolvido com sustentabilidade.

Nesse aspecto, Salvatti se comprometeu em dialogar sempre em defesa dessas causas. De acordo com ela, o setor tem que estar inserido, por exemplo, nas discussões dos processos licitatórios de exploração de petróleo e gás no Brasil, “para mostrar que somos uma força econômica tão significativa quanto essas”, disse. Lembrou que além de envolver pescadores que são atingidos pela construção de barragens ou pelo deslocamento de suas áreas para exploração do petróleo, a pesca e aquicultura tem que ser um fator de inclusão social e de geração de oportunidades de trabalho para as populações envolvidas e atingidas por estes processos.  Outro tema abordado foi a necessidade de produção de conhecimento científico sobre o setor, para que haja alternativas de pesca nos períodos de defeso, bem como maior conhecimento sobre as espécies e os períodos mais adequados para proibição da pesca. Ideli finalizou pedindo uma proposta conjunta e viável para a implantação de um novo modelo de permissionamento, ou seja, uma alternativa eficiente para emissão das autorizações de pesca para as embarcações existentes.

Fonte: Site do MPA