Reunião com MPA e MMA debate os rumos da corvina

Nesta quarta-feira (08) o  Coordenador da Câmara Setorial de Emalhe do SINDIPI, armador José Fonseca e o oceanógrafo do SINDIPI, Luiz Carlos Matsuda se reuniram com o Ministro da Pesca, André de Paula, e ainda com representantes do MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima) para solicitar com urgência a implementação do plano de gestão da corvina e evitar que um dos principais recursos pesqueiros de Santa Catarina tenha a captura proibida.

A reunião contou com a presença do deputado Darci de Mattos (PSD), do prefeito de Porto Belo, Joel Lucinda, e do secretário de pesca de Porto Belo, Frank Max Marques. No mesmo dia, mais cedo, uma comitiva com lideranças da pesca artesanal e um grupo de mais de 50 armadores e pescadores de Porto Belo acompanhou a reunião realizada com membros do MPA, MMA e ICMBio.

O diretor do SINDIPI e armador de pesca, João dos Santos, trouxe um pouco do dia-a-dia da pesca durante sua fala na reunião com representantes do MMA, MPA e ICMBio. “A gente quer fazer parte da elaboração do plano, porque queremos pescar com consciência. Meu pedido é para que não incluam a corvina na lista de espécies ameaçadas antes de fazer um plano de gestão”, afirmou João. A fala completa dele durante a reunião você confere AQUI.

A Corvina é um dos principais recursos pesqueiros de Santa Catarina e corre o risco de ser incluída na lista de espécies ameaçadas (445), tendo a captura automaticamente proibida. Um estudo conduzido pela Univali em 2022 apontou que a espécie não está em risco iminente, mas que há necessidade de um Plano de Gestão para garantir a sustentabilidade do estoque e a continuidade da pesca. Desde então o SINDIPI vem buscando um plano de gestão da corvina.

arrasto-de-peixe corvina emalhe icmbio mma mpa reuniao