Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Rodada Doha pode ser satisfatória; novidades na Seafood, frigorífico vai industrializar 9 mil kg/dia

Seafood Expo Latin America recebe público especializado

Novidades da Novidades diversas como o King Crab e Qualimar.

 

Realizada pela Nielsen Business Media, responsável por reunir os mais importantes encontros de fornecedores, distribuidores e revendedores do país em suas feiras de negócios, a 4ª edição da Seafood Expo Latin America, que aconteceu de 17 a 19 de setembro, reuniu profissionais, acadêmicos, compradores, gestores e administradores de todo o Brasil, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Cerca de 5 mil pessoas estiveram presentes durante os três dias de evento, visitando os mais de 50 expositores. A feira contou com a presença de profissionais de diversos países como China, Vietnã, Argentina, Chile, Estados Unidos, Uruguai, Paraguai e Índia, entre outros.

 

O Ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (SEAP/PR), Altermir Gregolin, esteve presente no evento e anunciou a abertura da 4ª Semana do Peixe, realizada em parceria com o Governo Federal e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A campanha incentiva o consumo de peixe por meio da redução dos preços nos supermercados participantes. O programa contou com eventos de caráter educativo aos consumidores e distribuiu mais de um milhão de cartilhas sobre como consumir e comprar peixe de qualidade.

 

Novidades diversas como o King Crab, um siri gigante de pernas finas e compridas encontrado nas águas frias do Chile, da TCA – Opergel; o pitu azul amazônico, da Qualimar, que após o cozimento fica vermelho e encanta os olhos do consumidor; produtos de salmão processado como salsicha e hambúrguer, da Fit Salmon; e lasanha, rondele, ravióli e croquete de salmão da Marcomar foram destaques durante o encontro.

 

Marcio Clemente, diretor de marketing da Qualimar afirma que ``este ano a participação da empresa teve como objetivo a captação de novos clientes e a visitação no estande foi bastante positiva´´.

 

``De fato a Seafood é o maior ponto de encontro e geração de negócios para a Indústria da Aqüicultura e da Pesca da América Latina e a Nielsen Business Media teve a preocupação de reunir o que há de mais moderno e avançado em produtos, tecnologia, serviços e soluções, voltados para essa indústria´´, afirma Ligia Amorim, diretora-geral da Nielsen Business Media.

 

Seminários: tendências e novidades de aqüicultura e pesca

 

O 4º Congresso da Seafood Expo Latin America apresentou seminários simultÂneos sobre tendências nacionais e internacionais do setor. Os participantes tiveram oportunidade de conferir palestras sobre contaminação química do pescado, biotecnologia marinha e ambiental, piscicultura continental, perspectivas da área de pesquisa em tecnologia de pescado, camarão marinho e cultivado, aproveitamento de resíduos, reprodução, higiene e controle de doença.

 

Os conteúdos foram exclusivamente desenvolvidos pelas entidades Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), Associação Brasileira dos Criadores de Organismos Aquáticos (ABRACOA), Associação Brasileira dos Compradores de Hotéis e Restaurantes (Abracohr) e Instituto da Pesca e Instituto de Cursos em Saúde (ICLIS-RIO). A Abracohr também promoveu a Rodada de Negócios, encontros entre expositores e grandes redes hoteleiras como Caesar Business, Caesar Park, Grand Hyatt, Hotel Unique, Hotel Transamerica e Intercontinental a fim de criar novas oportunidades de negócios aos empresários do setor.

 

 

Secretaria Especial de Aquicultura

A Semana Ubatuba Capa

05/10 16:14

Pescadores ubatubenses se reúnem para implantação de Projeto da Maricultura

 

      Durante toda esta semana, os maricultores ubatubenses estiveram reunidos na Praça Benedito Inácio Pereira (BIP), confeccionando coletores artificiais para o cultivo de mariscos nas fazendas marinhas em Ubatuba, com orientação técnica do chefe de fomento à maricultura, Alexandre Novais. O Projeto de Desenvolvimento Responsável, Ordenado e Sustentado da Maricultura beneficiará cerca de 50 famílias, espalhadas por 16 praias do município. Para a produção municipal, isso representa um aumento de cerca de 100 toneladas, além do potencial para fazer de Ubatuba o principal pólo produtor do Litoral Norte.

      Um investimento de R$ 187.012,50 foi feito, entre verbas do governo federal e da prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa). O projeto conta com a parceria da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap) do Governo Federal, Instituto de Pesca, Ministério da Agricultura e Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo (Amesp).

      Na opinião do presidente da Amesp, Ingo Miethke uma das grandes vantagens do desenvolvimento desse projeto é o fortalecimento da união entre os maricultores da cidade. "Nós estamos tendo a oportunidade de trabalhar juntos, nos conhecer melhor. Esse projeto vai impulsionar a maricultura no município e é um incentivo muito grande que a prefeitura está dando para nós, como nunca se fez antes."

      Uma solução ecológica Os coletores artificiais foram desenvolvidos na própria cidade, pelo chefe de fomento à maricultura da Smapa, Alexandre Novais. Segundo ele, a grande vantagem ambiental do projeto é o fato de obter uma boa produção, sem a necessidade de tirar as sementes de mexilhão dos bancos naturais, além da possibilidade de continuar produzindo durante o defeso, ou seja, o ano todo.

      Para o prefeito Eduardo Cesar, o projeto tem potencial para resgatar a maricultura no município. "A subsistência dessa atividade estava ameaçada pelas portarias do Ibama, que restringiram consideravelmente a coleta de sementes nos costões rochosos. Com esse novo método, os maricultores não precisam mais recorrer às fontes naturais, além de poder produzir durante todo o ano, independente do período de defeso."

      O projeto O projeto consiste na implantação de coletores artificiais de sementes de mexilhões nas fazendas marítimas já estabelecidas em todo o município, além da construção de uma balsa demonstrativa e um workshop ao final do projeto. A balsa demonstrativa será instalada da Praia da Barra Seca e terá a função de ensinar o método de cultivo aos produtores e interessados, além de servir de base de educação ambiental para crianças em idade escolar do município.

      Ao todo, serão instalados 34 conjuntos, compostos por três coletores de captação de sementes de mexilhão.Este trabalho está sendo desenvolvido numa parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), Instituto de Pesca (IP) e a Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo (Amesp).

      O projeto tem uma duração de 18 meses, entre instalação, fixação das sementes, monitoramento e desenvolvimento dos mexilhões. A secretária da Smapa, Valéria Gelli afirma que, ao final desse período, os coletores que foram recebidos em forma de empréstimo pelo governo federal serão repassados para a prefeitura. "A prefeitura, por sua vez, pretende manter este material em poder dos maricultores associados à Amesp." (PMU)

 

 

 

pescados

Só Notícias Agro Notícias

05/10 16:07

Frigorífico em Sorriso vai industrializar 9 mil kg/dia de peixe a partir de 2008

 

     Sorriso está ganhando um novo empreendimento. Foi lançada ontem, a pedra fundamental do frigorífico de pescados da empresa IBPASA – Indústria Brasileira de Pescados Amazônicos S/A - que já está sendo construído no distrito industrial Novo Tempo, às margens da BR-163. A área, doada pela administração municipal, tem 10 hectares, onde serão construídos, aproximadamente, 3.200 metros quadrados, somente na primeira fase, gerando 200 empregos diretos e 500 indiretos. A segunda fase deverá ser finalizada no período de 2 anos, duplicando o número de empregos. O frigorífico trabalhará com duas espécies de peixe: Surubim e Tambaqui. Serão produzidos cortes como filé de lombo de Surubim e costela de Tambaqui, além produtos industrializados empanados. O sistema de produção da indústria terá grande flexibilidade para processar outras espécies, como por exemplo o Pirarucu, de acordo com a demanda gerada pelo mercado. A indústria terá estrutura para comercializar nos mercados europeu e americano de peixes nobres e de água doce, e também para o mercado brasileiro. Em novembro de 2008 estará produzindo com capacidade total, processando em torno de 9 mil quilos/dia, em um turno. A partir de 2009 estará trabalhando em dois turnos. A empresa irá produzir 100% dos alevinos consumidos pelo projeto. Destes, 35% serão engordados em unidade própria e 65% serão provenientes de parcerias com piscicultores da região.

 

 

pesca

Portal do Agronegócio Notícias

05/10 15:52

Governo Rodada Doha pode ter conclusão satisfatória, diz OMC

 

     O diretor-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), Pascal Lamy, se mostrou otimista sobre a possibilidade de concluir satisfatoriamente a Rodada Doha. "Percebo que o ritmo de trabalho está se acelerando. Suponho que o trem das negociações está chegando à estação final", disse hoje Lamy ao inaugurar o Fórum Público da OMC 2007, cujo tema é "Como a OMC pode contribuir para canalizar a globalização". "Vejo certa luz no final das negociações de agricultura e produtos industriais", afirmou, acrescentando aos presentes ao encontro que eles chegavam em um momento "crucial". "Quero lembrar que a Rodada Doha foi intitulada Programa de Desenvolvimento de Doha porque seu objetivo é reequilibrar o sistema a favor dos pobres do mundo." No entanto, apesar dos esforços para conseguir um acordo, as posições dos países são distantes o suficiente para evitar a obtenção de um consenso. O diretor-geral agradeceu o esforço e a ajuda que a sociedade civil fornece à OMC, e assegurou que "muitas coisas estavam mudando" graças a essa contribuição. Lamy citou como exemplos a negociação sobre pesca e o consenso em relação à venda de remédios. A inauguração do Fórum também conta com a participação da presidente da FinlÂndia, Tarja Halonen. Ela insistiu que a Rodada Doha "não está morta", como muitos asseguram. "Eu digo que está viva. E é necessária porque só um acordo multilateral pode conseguir um convênio não discriminatório", acrescentou. "É certo que os países poderosos podem dominar as negociações, mas seria muito pior se os acordos fossem regionais ou bilaterais." "Deve ser concluído um acordo equilibrado e que leve em conta a variedade de países que integram a OMC, e para alcançá-lo todo mundo tem que ceder", disse Halonen. A ministra do Exterior da Libéria, Olubanke King-Akerele, lembrou que, como os benefícios do comércio mundial não chegam à maioria dos habitantes do mundo, é essencial que a OMC consiga um acordo. "Sabemos que muito foi feito, mas resta muito o que fazer", disse King-Akerele, que até semana passada era ministra de Comércio e Indústria. A Libéria conta com 3,5 milhões de habitantes, dos quais 80% vivem com menos de US$ 1 por dia, e 20% são analfabetos. "Caso Doha fracasse, a comunidade internacional terá fracassado e terá falhado nos interesses dos mais pobres", afirmou. King-Akerele sugeriu que é preciso conseguir um consenso em um jogo "no qual ninguém ganhe". O Fórum Público, que termina amanhã, terá a participação de 1.750 pessoas provenientes de todas as regiões do mundo representando ONGs, ecologistas, universitários, juristas e empresários. A Rodada Doha foi iniciada em 2001 com a pretensão de ampliar a liberalização comercial em diferentes Âmbitos, entre os quais a agricultura, que é um dos mais conflituosos e centro das maiores divergências entre os países menos desenvolvidos e os EUA e a União Européia

 

 

pesca

NetMarinha Clipping

05/10 11:21

Efapi abre com previsão de boas vendas - 05/10/07

 

     Poucas vezes a Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi) iniciou com perspectiva tão boa de negócios, quando a edição que começa hoje, às 16h, com a abertura dos portões do Parque de Exposições Tancredo Neves.

      A inauguração está prevista para às 17h, com a presença do governador Luiz Henrique da Silveira e do secretário especial de Aquicultura e Pesca, Altemir Gregolin. A perspectiva de negócios é muito boa.

      O vice-prefeito Élio Cella citou que somente a sua empresa, a Carboni Distribuidora de Veículos, pretende comercializar cinco caminhões, somando R$ 1 milhão em negócios. Uma das novidades será o caminhão semi-leve Daily, para transportar cargas de 1,8 a 4 toneladas.

     

 

 

COTAÇÃO DÓLAR

05/10/2007 - 15h18

Bovespa dispara 3%; dólar retrai para menor valor em sete anos

 

EPAMINONDAS NETO

da Folha Online

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) tem forte valorização nesta sexta-feira, operando em nível recorde, enquanto a taxa de cÂmbio desce para seu menor valor em sete anos. O mercado reforçou sua aposta na redução dos juros americanos ainda neste mês, o que impulsiona as Bolsas de Valores pelo mundo.

O Ibovespa, indicador que segue as ações mais negociadas, tem ganhos de 3,07%, aos 62.259 pontos. O volume financeiro está alto: R$ 5,11 bilhões.

O dólar comercial é negociado a R$ 1,803 para venda, com retração de 1,25%. A taxa de risco-país bate 161 pontos, um recuo de 5,29% sobre a pontuação final de ontem.

Investidores e analistas receberam de forma positiva os últimos dados sobre o mercado de trabalho americano, o conjunto de indicadores ansiosamente esperado durante a semana. A geração de postos de trabalho (110 mil) e a taxa de desemprego (4,7%) de setembro não alteraram as expectativas que o Federal Reserve (banco central dos EUA) deve reduzir os juros básicos do país, hoje em 4,75%.

Foi, principalmente, o afrouxamento da política monetária ocorrido em setembro que ajudou a aliviar a crise que arrastava as Bolsas de Valores há meses. Para analistas, o Fed vai promover uma nova rodada de cortes, procurando evitar que a maior economia do planeta entre em recessão.

Para a consultoria Austin Rating, a discussão dos economistas de bancos e corretoras deve se concentrar sobre o tamanho do corte, "se a autoridade monetária irá manter o corte de 0,50 ponto percentual ou irá desacelerar para 0,25 ponto, revelando que, na sua percepção, a crise já está acomodada e sob controle, portanto, sem riscos de entrar em recessão".

A sensação de que "o pior já passou" é reforçada pela atual resistência dos negócios às notícias ruins do setor financeiro. Na segunda-feira, o suíço UBS e o americano Citigroup, e hoje o também americano Merrill Lynch, anunciaram prejuízos devido à crise dos créditos "subprime" sem alterar o tom positivo dos negócios nas Bolsas. Há algumas semanas, notícias desse teor teriam o provável efeito de derrubar índices de ações mundo afora.

 

Aconteceu - 05/10/2007  13h12

Finanças aprova depósito prévio em liminar sobre tributo

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou ontem o Projeto de Lei Complementar 75/03, do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que condiciona a concessão de liminares com efeito de suspender o pagamento de tributos à realização de depósito prévio no valor integral do débito em discussão.

 

Atualmente, o Poder Judiciário pode conceder liminar ao contribuinte, desobrigando-o de pagar o tributo questionado. Essa liminar pode ser concedida se o Judiciário entender que o contribuinte aparentemente está com a razão e considerar que há perigo caso a decisão não seja tomada rapidamente.

 

Se o projeto for convertido em lei, mesmo que o Judiciário, em primeiro exame, entender que a cobrança é indevida, só poderá conceder liminar para suspendê-la se o contribuinte depositar em juízo o montante cobrado.

 

O relator do projeto na comissão, deputado João Magalhães (PMDB-MG), apresentou parecer favorável.

 

Indústria de liminares

O autor do projeto considera que muitas empresas se aproveitam de uma "indústria de liminares" para ficar com o dinheiro de tributos devidos ao Estado. "Ao fim, essas empresas somem sem nenhuma possibilidade de o Poder Público reaver esse dinheiro", disse Eduardo Cunha.

 

Recentemente, porém, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional a exigência de depósito prévio e o arrolamento de bens em recursos administrativos na área tributária.

 

Tramitação

O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de

Cidadania e pelo Plenário, onde precisa ser votado em dois turnos, com quorum de maioria absoluta para aprovação.

 

CLIMA E MARÉ

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte

Laguna a Paranaguá

ATUALIZADO EM 05/10/2007 11:15

 

Velocidade do vento em Escala Beaufort, rajada em Km/h.

Condição de mar em Escala de estado do mar, ondas em Metros.

Análise do tempo: Áreas de instabilidade que se forma no sul do Brasil provocam presença de sol com aumento de nuvens e chuva isolada no final do dia de sexta-feira. No decorrer do sábado, presença de sol com aumento de nuvens e chuva isolada devido ao calor no litoral catarinense. .

Alertas: HOJE E AMANHÃ, VENTOS FORTES MAIS AFASTADO DA COSTA NO SUL DE FLORINÓPOLIS.

 

Previsão para hoje (05/10/2007) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de NE, força 3 a 5 e rajadas de 60 a 70 km/h. Mais intensas no sul de Florianópolis. Ondas de E a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Mais alto afastado da costa no sul de Florianópolis. Na sexta-feira, sol com mais nuvens e chuva isolada a partir da tarde.

 

Previsão para amanhã Sábado, ventos de NE, força 3 a 5 e rajadas de 60 a 70 km/h. Mais intensas no sul do Florianópolis. Ondas de NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Mais altos afastado da costa no sul de Florianópolis. No sábado, presença de sol com mais nuvens e chuva isolada a partir da tarde, especialmente ao sul de Florianópolis.

 

Tendência: Domingo, ventos de NE a S, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de NE a E de 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Segunda-feira, ventos de S a E, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Terça-feira, ventos de E a NE, força 4 a 5 e rajadas de 60 a 70 km/h. Ondas de SE a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. No domingo a frente fria passa por SC, com chuva e risco de temporal, a partir da tarde, em toda a área de pesca. Na segunda e terça-feira, áreas de instabilidade deixada pela frente fria mantém o tempo fechado com chuva na área de pesca.

 

Clóvis Correa - meteorologista

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul

Chuí a Laguna

ATUALIZADO EM 05/10/2007 11:15

 

Velocidade do vento em Escala Beaufort, rajada em Km/h.

Condição de mar em Escala de estado do mar, ondas em Metros.

Análise do tempo: Áreas de instabilidade se forma no litoral do RS neste sexta-feira e provoca nebulosidade com pancadas de chuva e trovoada. Os ventos de nordeste comtinuam forte afastado da costa e no norte do RS e sul de SC.

 

Alertas: HOJE E AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTO FORTE.

 

Previsão para hoje (05/10/2007) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de NE a N, força 4 a 5 e rajadas de 60 a 80 km/h. Mais afastado da costa e norte do RS. Ondas de NE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.5 m. Mais altos afastado da costa. Na sexta-feira, muitas nuvens com aberturas de sol no norte e encoberto com pancadas de chuva com risco de temporal no sul do RS.

 

Previsão para amanhã Sábado, ventos de NE a S, força 4 a 5 e rajadas de 50 a 70 km/h. Mais afastado da costa e no sul do RS. Ondas de NE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 4.0 m. Mais alto afastado da costa. No sábado a frente fria passa pelo RS, mantendo o tempo fechado com pancadas de chuva e risco de temporal.

 

Tendência: Domingo, ventos de S a SE, força 3 a 5 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de NE a SE de 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Segunda-feira, ventos de SE a E, força 4 a 5 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Terça-feira, ventos de NE, força 4 a 5 e rajadas de 60 a 70 km/h. Ondas de E a NE de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 m. No domingo e segunda-feira, um sistema de alta pressão no Uruguai e RS deixa o tempo estável com presença de sol e mar agitado. Na terça-feira, novas áreas de instabilidade se formam no sul do RS provocam chuva com trovocada.

 

Clóvis Correa – meteorologista

 

Prognósticos:

.Río Uruguay

Vientos: Este y NE, períodos de variables, fuerza 2/3. Probables rachas fuerza 6/7 en zona de tormentas.

Nubosidad y fenómenos asociados: nuboso y cubierto, desmejorando con tormentas y lluvias. Bancos de niebla, neblinas.

Visibilidad: Buena, períodos de regular y mala.

Tendencia próximas 48 horas: Vientos: Sector Sur fuerza 3/5. Cielo: cubierto y nuboso, luego algo nuboso al sur del área. Lluvias y tormentas, mejorando al sur del área.

 

 

.Río de la Plata

Vientos: Este al SE fuerza 3/5, ocasionalmente rachas fuerza 6/7 en áreas de tormentas, períodos de calmos.

Nubosidad y fenómenos asociados: nuboso a cubierto, desmejorando con lluvias y tormentas. Nieblas y neblinas.

Visibilidad: Buena, períodos de regular y mala.

Olas: Zona W: 0.5 - 1.0 m Zona E: 1.5 m

Tendencia próximas 48 horas: Vientos: SE al Sur fuerza 6/3. Cielo: cubierto a nuboso, períodos de algo nuboso al final del período. Lluvias y tormentas, mejorando.

.Mar Territorial Uruguayo

Vientos: NE y N, períodos del Este, fuerza 3/5, períodos de fuerza 6/8 al Este del área. Nieblas y neblinas.

Nubosidad y fenómenos asociados: nuboso a cubierto, desmejorando con tormentas y lluvias. Mejoras temporarias.

Visibilidad: buena, períodos de regular y mala.

Olas: 1.5 m

Tendencia próximas 48 horas: Vientos: NE rotando al Sur fuerza 6/3. Cielo: cubierto a nuboso, lluvias y tormentas, mejorando.

.Río Grande del Sur

Vientos: : N fuerza 2/5, rachas de fuerza 7/8 al norte y este del área.

Nubosidad y fenómenos asociados: nuboso y cubierto. Lluvias y tormentas. Mejoras temporarias. Nieblas y neblinas.

Visibilidad: buena, períodos de regular y mala.

Olas: 2.5 - 1.5 m

 

 

 

.Provincia de Buenos Aires

Vientos: NE al SE fuerza 4/2, períodos variables y calmos.

Nubosidad y fenómenos asociados: nuboso y cubierto, algunas lluvias al norte del área. Nieblas y neblinas.

Visibilidad: buena, períodos de regular y mala.

Olas: 1.5 - 1.0 m