Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Secretarias de Educação participam de pesquisa sobre consumo de pescado nas escolas

Secretarias de Educação participam de pesquisa sobre consumo de pescado nas escolas

Prazo para a pesquisa do MPA na Internet agora vai até dia 31 de maio

 

 

O pescado é um alimento nobre, saudável e recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Por isso, a sua inclusão na dieta infantil deve ser estimulada. Para que ocorra esta mudança no hábito de consumo na população brasileira, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) desenvolve uma pesquisa na Internet, desde o último dia 19 de março, com nutricionistas e responsáveis técnicos pela alimentação escolar de escolas públicas federais, estaduais e municipais. A pesquisa irá conferir a participação do pescado na dieta das crianças e jovens da rede pública de ensino. E entender os problemas que impedem ou dificultam a oferta deste alimento durante as refeições. Segundo o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, o objetivo do governo federal é desenvolver, após o “raio X do setor”, políticas públicas bem definidas que estimulem desde cedo os jovens a consumirem pescado. “Queremos que a escola não apenas ensine disciplinas como o português e a matemática, mas também hábitos saudáveis como o consumo de pescado, que poderão continuar por toda a vida”, destacou.


Participação

O questionário no site do Ministério da Pesca e Aquicultura já foi respondido por mais de 1.100 nutricionistas ou responsáveis pela alimentação escolar, adianta Mariana Pereira de Mello, Coordenadora Geral de Comercialização do MPA. Segundo ela, o prazo para a entrega dos questionários foi ampliado até o próximo dia 31 de maio, para que todas as regiões do País estejam bem representadas no universo da pesquisa. Até o momento, a maior parte dos questionários enviados é proveniente das regiões Sul e Sudeste. Os estados mais participativos, até o momento, foram Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. “Precisamos mobilizar ainda mais estas regiões, que concentram boa parte da população brasileira, como também incentivar fortemente as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste a manifestarem a realidade alimentar nas escolas, em benefício de todas as suas crianças”, diz Mariana Mello. Ela entende que as autoridades estaduais e municipais de educação podem mobilizar o seu corpo técnico para atender à convocação do Ministério.

O preenchimento do questionário pode ser respondido com facilidade e comodidade no endereço eletrônico www.mpa.gov.br, Pescado na Alimentação Escolar, por meio do link http://sisform.mpa.gov.br/limesurvey/.