Segue a programação da primeira visita da comitiva técnica do MPA ao SINDIPI

Teve início nesta segunda-feira (15) a programação da visita técnica da comitiva do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) ao maior polo pesqueiro industrial do Brasil. O primeiro dia foi marcado por um encontro entre os armadores e industriais associados à entidade com o Secretário Nacional da Pesca Industrial do MPA, Expedito Netto. Participaram ainda do debate o presidente do Sitrapesca, Henrique Pereira, o deputado federal pelo PSD, Ismael dos Santos, o superintendente federal da pesca em SC Delcy Batista, o secretário executivo da pesca em SC, Thiago Frigo, e o secretário de desenvolvimento econômico e de turismo de Itajaí, Thiago Morastoni.

Entre os principais assuntos elencados pelos armadores estavam: a falta de ordenamento pesqueiro, os problemas relacionados PREPS (Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite), a insegurança jurídica, a necessidade de linhas de crédito aos produtores e a falta de pagamento da subvenção do óleo diesel, que não é paga desde julho de 2014. Depois do encontro com os associados do SINDIPI, a equipe do MPA esteve na Associação Empresarial de Itajaí (ACII), onde foi recebida pela presidente da entidade, Gabriela Kelm.

Programação

Durante toda a semana as Coordenadoras de Ordenamento da Pesca Industrial, Amadora e Esportiva do MPA, Sandra Souza e Mariana Lobato irão participar das reuniões de diferentes Câmaras Setoriais do SINDIPI. O primeiro encontro ocorreu ainda no dia 15, pela manhã, com os armadores da modalidade de cerco que, entre outros assuntos, questionaram a decisão de zerar a cota industrial da tainha e as mudanças nas regras de incentivo fiscal para impulsionar a venda da produção nacional de sardinha.

Já na terça-feira (16), armadores das Câmaras Setoriais de camarão sete-barbas e camarão-rosa abordaram suas preocupações relacionadas ao defeso das espécies. Anteriormente estabelecido entre os dias 1º de março e 31 de maio, em 2023 o período de defeso passou a vigorar entre os dias 28 de janeiro e 30 de abril. Durante a tarde, as Câmaras de espinhel (fundo e superfície), linha vara e isca viva e cardume associado repassaram suas demandas às coordenadoras de ordenamento pesqueiro do MPA.

A equipe técnica do MPA segue na região até o final da semana.

arrasto-de-camarao-rosa arrasto-de-camarao-sete-barbas camara-setorial mpa reuniao