Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Seguem as buscas por embarcação de Itajaí desaparecida no litoral gaúcho

Seguem as buscas pela embarcação “Manuela Simão”, que desapareceu no sul do litoral gaúcho em novembro. Uma reunião de atualização sobre as buscas foi realizada na tarde desta segunda-feira (20) no SINDIPI, entre a Marinha do Brasil e a família do armador de pesca, Madson Orlando Simão, que também é o mestre do barco e segue desaparecido. Além de Madson, estavam a bordo os pescadores: João Maricelo Matos Santana, Rafael Matos Santana, Elizandro Rodrigues Silveira, Arildo Honorato e Edmar Marcelino Ribeiro. O SINDIPI solicitou apoio à autoridade marítima do Uruguai para a procura da embarcação. As buscas pelo “Manuela Simão” começaram no dia 12 de novembro, quando o Serviço de Busca e Salvamento (SAR) do 5º Distrito Naval foi acionado. “A Marinha do Brasil não tem medido esforços e somos muito gratos pelo trabalho que vem sendo feito. Enquanto houver esperança, as buscas seguirão”, frisou o presidente do SINDIPI, Agnaldo Hilton dos Santos. 

Embora não esteja liderando a operação conduzida ao sul das Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), o Delegado da Capitania dos Portos em Itajaí, Capitão de Fragata Eduardo Rodrigues Lima, transmitiu à família as informações provenientes do Salvamar Sul de que os esforços para encontrar a embarcação e a sua tripulação seguirão sendo realizados. O Navio-Patrulha Babitonga segue uma varredura em uma área que abrange o litoral do Rio Grande do Sul, da fronteira marítima com o Uruguai, até Itajaí, em Santa Catarina. Além disso, buscas aéreas estão sendo feitas por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). “Infelizmente até agora nada foi avistado, mas além das buscas e do contato com a autoridade marítima do Uruguai, também vem sendo feito de maneira paulatina e diária, contato via rádio pelos navios da Marinha com navios mercantes e outras embarcações para verificar se algum deles possam ter visto algo ou possam ter notícia de alguma situação vivida pela embarcação que vem sendo procurada”, explica. 

Segundo a esposa do armador, a família segue em contato com a Marinha do Brasil e prestando apoio aos familiares da tripulação. 

Todas as informações a respeito das buscas pela embarcação “Manuela Simão” devem ser solicitadas diretamente ao setor de Comunicação Social do 5º Distrito Naval, através do e-mail: com5dn.imprensa@marinha.mil.br telefone (53) 98419-9164.

marinha-do-brasil