Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Seminário da Anvisa; plano de recuperação do atum rabilho e novo sistema de utilização dos dados da

 

CLIPPING SINDIPI I

ITAJAÍ, 16 DE NOVEMBRO DE 2007

 

Seminário da Anvisa; plano de recuperação do atum rabilho e novo sistema de utilização dos dados da pesca(parlamento europeu); investimento em ativos fixos sobe 26,9% na China.

 

 

 

SEMINÁRIO E ENCONTROS

 

Seminário da Anvisa: abertas inscrições para empresas de alimentos

Estão abertas as inscrições para o I Seminário Nacional de Orientação ao Setor Regulado na Área de Alimentos. O encontro, realizado pela Agência Nacional de VigilÂncia Sanitária (Anvisa), será realizado no dia 5 de dezembro em Brasília. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição no site da Agência.

O objetivo do seminário é levar às empresas da área de alimentos informações sobre critérios e rotinas adotadas pela Anvisa. Serão abordados os temas: avaliação de aditivos; coadjuvantes de tecnologia; contaminantes; embalagens; novos alimentos; alegações de propriedades funcionais ou de saúde; registro e dispensa da obrigatoriedade de registro; monitoramentos e fiscalização de alimentos.

Serão oferecidas 200 vagas, preenchidas segundo a ordem de chegada das inscrições. Cada empresa poderá inscrever um representante por oficina. Confira a programação do Seminário. Mais informações podem ser obtidas enviando um e-mail com o assunto ``I Seminário Nacional de Orientação ao Setor Regulado na Área de Alimentos´´ para alimentos@anvisa.gov.br.

Serviço

I Seminário Nacional de Orientação ao Setor Regulado na Área de Alimentos

Data: 5 de dezembro

Horário: Das 8h às 18h

Local: Hotel Kubitschek Plaza, SHN quadra 02, bloco E, Brasília (DF).

Informação: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa

 

ENCONTRO ECONÔMICO BRASIL-ALEMANHA EM BLUMENAU

Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participarão, entre os dias 18 e 20 de novembro, em Blumenau (SC), do Encontro Econômico Brasil-Alemanha. O evento reunirá os setores público e privado em torno de uma programação de workshop e painéis temáticos durante os quais serão discutidos temas como segurança e eficiência de energia, logística, infra-estrutura e oportunidades para empresas de pequeno e médio porte.

 

            O encontro congrega dois eventos simultÂneos: o Encontro empresarial – direcionado à iniciativa privada - e a Comissão Mista Brasil-Alemanha de Cooperação Econômica, que reúne membros dos governos dos dois países e já está em sua 34ª edição. Entre os diversos grupos de trabalho, há um que trata especificamente do agronegócio e se reunirá na tarde do dia 18.

 

            A agenda do GT do agronegócio tem se concentrado nos temas biocombustíveis, sustentabilidade e certificação socioambiental, produtos orgÂnicos e oportunidades de investimentos para empresas alemãs no agronegócio brasileiro.  Este ano, o lado brasileiro deverá incluir nas discussões a defesa da qualidade da carne produzida no Brasil. (Laís Garcia)

 

Plano de recuperação do atum rabilho

Pescas - 15-11-2007 - 12:26

 No relatório hoje aprovado em plenário sobre um plano plurianual de recuperação do atum rabilho no AtlÂntico Este e no MediterrÂneo, o PE defende que devem ser concedidas compensações financeiras aos pescadores durante os períodos de imobilização técnica temporária da frota e que as derrogações para as zonas de pesca e para os tamanhos mínimos do atum não se justificam do ponto de vista biológico.

 

Para dar resposta às preocupações sobre a situação crítica das unidades populacionais de atum rabilho, devida a um excesso do esforço de pesca, o plano de recuperação prevê a redução progressiva do contingente de captura, de 20% entre 2006 e 2010, o aumento dos tamanhos mínimos de 10 para 30 quilogramas com derrogações para a pesca no Golfo de Biscaia e para as capturas no Adriático destinadas à criação em gaiolas (já está em vigor uma derrogação para o Golfo de Biscaia, 6,4 quilogramas em vez de 10), a previsão de limitações do período de pesca para os palangres desde 1 de Junho até ao final de cada ano e para as redes de cerco de 1 de Julho até 31 de Dezembro e o reforço de medidas rigorosas de controlo e de luta contra a pesca ilegal.

 

"O plano de reconstituição das unidades populacionais de atum rabilho foi alvo de várias críticas, que revelam uma percepção divergente entre os peritos científicos e os operadores da pesca sobre a necessidade de proteger este recurso", nota o relator, Iles BRAGHETTO (PPE/DE, IT).

 

Derrogações "não são admissíveis"

 

Segundo o relatório da Comissão das Pescas do PE, as derrogações para as zonas de pesca contrariam as indicações de todos os peritos científicos e o parecer expresso pela maioria dos Estados-Membros. As derrogações não se justificam do ponto de vista biológico, introduzem fortes distorções no mecanismo de concorrência e levam a intensificar a pesca nessas áreas por parte da frota que não é tradicionalmente envolvida, referem os deputados. O PE opõe-se também às derrogações para os tamanhos mínimos de atum rabilho que pode ser capturado.

 

"Se de facto a situação da sobrevivência das unidades populacionais é tão crítica, as derrogações quer sobre os tamanhos mínimos quer, em menor medida, sobre os períodos de imobilização técnica temporária da frota, não são admissíveis. Com efeito, as derrogações não se justificam do ponto de vista biológico na medida em que são as únicas unidades populacionais do MediterrÂneo e do AtlÂntico. Este facto irá ainda reduzir a eficácia dos controlos", afirma Iles BRAGHETTO.

 

Compensações financeiras para os pescadores

 

O relator interroga-se sobre se foi avaliado o impacto socioeconômico decorrente da redução da pesca do atum rabilho. Na proposta de regulamento que estabelece o plano plurianual não existe qualquer referência aos planos de recuperação previstos na regulamentação comunitária, que é indispensável para que se possam conceder aos pescadores compensações financeiras a cargo do Fundo Europeu para a Pesca (FEP).

 

Numa das alterações aprovadas em plenário, os eurodeputados estabelecem que, durante os períodos de imobilização técnica temporária da frota, serão concedidas compensações financeiras a cargo do FEP aos pescadores (pessoal embarcado e armadores).

 

Apresentação de planos de pesca pelos Estados-Membros

 

Dado que o principal problema da captura de atum rabilho é a sobrecapacidade da frota relativamente às quotas disponíveis, o PE quer que os Estados-Membros apresentem à Comissão Europeia um plano de pesca no qual conste o número de navios e armações para os quais prevejam solicitar autorizações de pesca, acompanhado de informação sobre o esforço de pesca previsto.

 

Dado que alguns Estados-Membros não respeitaram a obrigação de apresentar um relatório em 2007, o que implicou a superação de determinados subsídios nacionais, os deputados defendem que a actividade de pesca deve ser suspensa nos países que não forneçam os dados relativos às capturas.

 

Com base nos dados relativos às capturas fornecidos pelas armações, e como fonte de informação relevante para o seguimento do atum rabilho, a Comissão deverá elaborar, em colaboração com o Secretariado da CICAA, um "plano de reabilitação das armações do AtlÂntico e de recuperação das que cessaram a sua actividade no MediterrÂneo", acrescentam ainda os eurodeputados. O objetivo é conservar uma arte de pesca de atum sustentável que é extremamente selectiva.

O relatório foi aprovado por 480 votos a favor, 41 contra e 17 abstenções.

 

Intervenção de eurodeputados portugueses no debate

 

Paulo CASACA (PSE): "Também eu quero saudar o nosso relator, o nosso colega BRAGHETTO, pelo excelente trabalho que aqui nos está a apresentar e queria começar por dizer que a incapacidade da actual Política Comum das Pescas para assegurar a sustentabilidade desta actividade tem como exemplo mais claro a situação que hoje enfrentamos com o atum rabilho no AtlÂntico Oriental e, em particular, no MediterrÂneo. E isso mesmo foi recentemente reconhecido por um estudo muito interessante encomendado pela Direcção-Geral das Pescas e que o Senhor Comissário Joe BORG teve a atenção de tornar público, e pelo qual eu quero aqui agradecer esse seu gesto.

 

O fato é que as medidas duras a que agora assistimos neste domínio, com o encerramento total da pesca antes do final do ano, tentativa de abate de uma parte substancial da frota, perspectiva de total paralisia da actividade, mesmo se porventura não conseguir atingir os seus objetivos, é uma conseqüência direta de uma concepção da Política Comum das Pescas em que as decisões sobre a gestão foram dissociadas da sua aplicação e do seu controlo e em que as comunidades piscatórias e as autoridades foram desresponsabilizadas por uma competência exclusiva européia que, no entanto, não foi exercida por quem a reclama.

 

Técnicas tradicionais de pesca como a arte do salto e vara, ambientalmente sustentáveis, mas economicamente menos rentáveis, foram obrigadas a confrontar-se com modernas tecnologias e meios sofisticadíssimos, incomparavelmente mais rentáveis no curto prazo, mas ambientalmente não sustentáveis, só agora surgindo finalmente algumas medidas discriminatórias deste último tipo de embarcações. Gostaria aqui de apoiar e realçar o meu total apoio àquilo que foi aqui dito pela minha camarada Rosa MIGUÉLEZ, de que é fundamental privilegiar os métodos artesanais de pesca.

 

A situação de ameaça iminente da extinção comercial da pesca do rabilho deve servir-nos a todos de matéria de reflexão sobre aquilo que urge fazer na globalidade da Política Comum das Pescas".   

 

Novo sistema de recolha e utilização dos dados da pesca

Pescas - 13-11-2007 - 13:31

O PE aprovou hoje um relatório de Paulo CASACA (PSE, PT) sobre uma proposta de regulamento que estabelece um quadro comunitário para a recolha, gestão e utilização dos dados do sector das pescas e para o apoio à consultoria científica relacionada com a política comum da pesca. No que diz respeito à confidencialidade dos dados, o relator salienta a problemática da concorrência e da competência entre pescadores e apresenta várias alterações visando melhorar a clareza e a coerência do texto.

 

A proposta de um novo regulamento relativo à recolha de dados visa responder às questões decorrentes da necessidade de evoluir para uma gestão da pesca, no caso vertente baseada na frota e nas zonas de pesca e não sobre as unidades populacionais, e no sentido de uma abordagem ecossistémica da gestão da pesca.

 

Um dos objetivos da proposta reside numa reapreciação aprofundada do atual quadro jurídico que rege a recolha de dados de base relativos à pesca e à sua utilização com vista à emissão de um parecer científico. O novo sistema de recolha de dados abrangerá todo o processo, desde a recolha de dados nos portos e no mar à sua utilização pelos utilizadores finais.

 

Outro dos objetivos é melhorar o acesso aos dados e a utilização dos mesmos, incluindo o acesso a séries de dados suplementares tais como os dados obtidos pelo sistema de localização dos navios por satélite (VMS). Para tal foram definidas novas regras, bem como regras relativas à utilização dos dados a fim de proteger os interesses dos fornecedores de dados.

 

O relatório da Comissão das Pescas, elaborado, em processo de consulta, por Paulo CASACA, estipula que o grau de implicação do utilizador final na gestão e na investigação haliêuticas determina o seu nível de acesso aos dados primários, pormenorizados ou agregados.

 

A simplificação dos processos é outro objetivo importante, dado que os programas nacionais serão a partir de agora estabelecidos por um período de três anos. O relator considera que os períodos de programação plurianuais vão reduzir a carga administrativa para todas as partes envolvidas.

FONTE: SITE União Européia

 

16/11/2007 - 12h48

IPCC alerta sobre os impactos irreversíveis da mudança climática

da France Presse, em Valencia (Espanha)

As conseqüências da mudança climática poderão ser irreversíveis, advertem os especialistas do IPCC que divulgaram nesta sexta-feira (16), em Valência, o resumo de um informe destinado aos dirigentes do planeta.

"A mudança climática antrópica (causada pelo homem) e suas conseqüências podem ser repentinas e irreversíveis", afirma o texto feito pelos delegados do Painel Intergovernamental sobre a Mudança Climática (IPCC, por suas siglas em inglês) "para os que decidem". O resumo do relatório foi adotado na manhã desta sexta-feira em Valência depois de uma noite de discussões.

Os especialistas do IPCC, Prêmio Nobel da Paz 2007 junto com o ex-vice-presidente americano Al Gore, estão reunidos em Valência desde segunda-feira (12) para aprovar e apresentar seu quarto e último relatório sobre as mudanças climáticas do planeta, que servirá para orientar as decisões internacionais quanto à luta contra este fenômeno.

Conclusões

Desde janeiro, o grupo de especialistas do Painel Intergovernamental para Mudança Climática (IPCC) publicou três grandes capítulos deste relatório --avaliação científica do fenômeno, conseqüências e soluções possíveis - que confirmaram a amplitude e as graves conseqüências do aquecimento global.

Segundo as conclusões deste informe, haverá um aumento da temperatura mundial de 1,1ºC a 6,4ºC em relação ao período 1980-1999 antes de 2100, com um valor médio compreendido entre 1,8ºC e 4ºC.

A atividade humana produtora do gás de efeito estufa é claramente responsável pelos aumentos de temperatura já constatados, concluiu o IPCC.

Este painel da ONU, que estuda e reúne as pesquisas realizadas por milhares de cientistas de todo os países, deve agora aprovar a síntese dos três capítulos e publicar um resumo dirigido às autoridades encarregadas de tomar decisões.

Em seus últimos três estudos, o IPCC apresentou conclusões sobre o aumento das temperaturas, a alta dos oceanos, a multiplicação das ondas de calor e derretimento da camada de gelo.

 

16/11/2007 - 13h06

Petrobras é a empresa mais lucrativa da América Latina, mas perde em rentabilidade

da Folha Online

A Petrobras apresentou o maior lucro --R$ 16,4 bilhões; US$ 8,9 bi-- entre as empresas de capital aberto na América Latina, considerando somente as companhias com ganhos superiores a US$ 1 bilhão, mostra estudo da consultoria Economática. O mesmo levantamento aponta ainda que, no rol de 17 empresas pesquisadas, a estatal petrolífera apresentou uma das rentabilidades mais baixas do grupo.

Em 2006, no período de janeiro a setembro, somente 12 companhias haviam quebrado a barreira do US$ 1 bilhão ao calcularem seus lucros. Neste ano, a consultoria já registrou 17.

No ranking preparado pela consultoria, constam dez empresas brasileiras, cinco mexicanas, uma argentina e uma peruana. Em 2006, foram sete brasileiras, quatro mexicanas e uma da Argentina.

Por setor, a pesquisa da Economática mostra que os bancos e as empresas de siderurgia e metalurgia tiveram o maior número de representantes no grupo.

Rentabilidade

A consultoria também preparou um ranking dessas empresas considerando a rentabilidade sobre patrimônio líquido (ROE) no período de nove meses.

Por esse cálculo, a Petrobras (16,91%) fica em penúltimo lugar na amostra. A Companhia Vale do Rio Doce (34,13%), a empresa melhor posicionada, fica em terceiro lugar, após a Southern (66,37%), do Peru, e a Carso Global (39%,63%), da Argentina.

 

16/11/2007 - 08h36

Investimento em ativos fixos sobe 26,9% na China

da Efe, em Pequim

O investimento em ativos fixos nas áreas urbanas da China cresceu, entre janeiro e outubro, 26,9%, chegando a US$ 1,2 trilhão, apesar das medidas aplicadas pelo governo chinês para diminuir os riscos de crise caso os EUA reduzam as suas importações. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo Escritório Nacional de Estatísticas.

Segundo o escritório, a maior parte do investimento se destinou ao setor terciário, com US$ 662 bilhões, um aumento de 24,7%.

O investimento em ativos fixos da maior economia emergente do planeta supera o de Rússia, Brasil e Índia.

O setor secundário chinês registrou um aumento de 29,6% de investimento até outubro, com US$ 527 bilhões. O primário cresceu 39,9%, até US$ 14,5 bilhões.

O setor da construção, um dos que apresentam maior excesso de investimento, registrou 191.086 novos projetos nos nove primeiros meses do ano. O investimento previsto é de US$ 901,351 bilhões, um aumento de 26,5%.

Só em Pequim, sede dos Jogos Olímpicos de 2008, o valor dos projetos, que incluem estradas, linhas de metrô e ampliação do aeroporto, é de US$ 65 bilhões.

O banco central chinês deverá voltar a aumentar as taxas de juros, uma das medidas recomendadas ontem pelo Banco Mundial para conter investimentos e exportações.

O governo afirma que a maior parte dos setores industriais chineses sofre de excesso de capacidade. Por isso, uma queda das importações nos Estados Unidos provocaria uma profunda crise na economia.

Bovespa recua 0,82%, após abertura; dólar marca R$ 1,73

 

 

CLIMA E MARÉ

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte

Laguna a Paranaguá

ATUALIZADO EM 16/11/2007 10:29

 

Velocidade do vento em Escala Beaufort, rajada em Km/h.

Condição de mar em Escala de estado do mar, ondas em Metros.

Análise do tempo: Sistema de alta pressão em deslocamento para alto mar favorece o aumento de nuvens e chuva fraca isolada no litoral norte catarinense e litoral do Paraná.

Alertas: HOJE E AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES AFASTADO DA COSTA.

Previsão para hoje (16/11/2007) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de SE a NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h. Mais intensas afastado da costa. Ondas de S a SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Mais altos afastado da costa. Na sexta-feira, muitas nuvens e chuva isolada ao norte de Florianópolis.

Previsão para amanhã Sábado, ventos de NE a E, força 4 a 5 e rajadas de 60 a 70 km/h. Mais intensas afastado da costa ao sul de Florianópolis. Ondas de SE a E de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Mais altos afastado da costa. No sábado, Muitas nuvens com chuva fraca entre Florianópolis até o litoral do Paraná.

Tendência: Domingo, ventos de NE a N, força 4 a 5 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de E a NE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Segunda-feira, ventos de NE a NW, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de E a NE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Terça-feira, ventos de NW a SE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. No domingo, segunda e terça-feira, tempo instável com chuva e risco de temporais isolados.

Clóvis Correa - meteorologista

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul

Chuí a Laguna

ATUALIZADO EM 16/11/2007 10:29

Velocidade do vento em Escala Beaufort, rajada em Km/h.

Condição de mar em Escala de estado do mar, ondas em Metros.

Análise do tempo: Sistema de alta pressão em deslocamento para alto mar favorece a intensificação dos ventos no litoral do RS.

Alertas: HOJE E AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES.

Previsão para hoje (16/11/2007) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de NE, força 4 a 5 e rajadas de 60 a 70 km/h. Mais intensas afastado da costa. Ondas de SE a E de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Sexta-feira, tempo estável com predomínio de sol.

 

Previsão para amanhã Sábado, ventos de NE a N, força 4 a 5 e rajadas de 60 a 70 km/h. Mais intensas afastado da costa. Ondas de E a NE de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 3.5 m. Mais altos em alto mar. No sábado, presença de sol com aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva.

 

Tendência: Domingo, ventos de NE a SW, força 4 a 5 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de NE de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.0 m. Segunda-feira, ventos de NE a SW, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de NE a E de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Terça-feira, ventos de NW a E, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE a E de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Entre domingo e segunda-feira, tempo instável com chuva e risco de temporais devido a atuação de uma frente fria. Na terça-feira, chuva no início do dia. No decorrer da manhã, o sol aparece gradativamente.

Clóvis Correa – meteorologista

 

DIRETO URUGUAI

 

Boletín Meteorológico Marino de la hora 15:00 UTC del día 16/11/2007.

Período de válidez: 24 hs.

1. a- Aviso de temporal: no se formula.

1. b- Aviso de vientos fuertes: persistirán vientos arrachados del sector N fuerza 7 (28-33 kt) de la Escala Beaufort, en Provincia de Buenos de Buenos Aires. Validez:hasta las 12:00 UTC de mañana.

2. Aviso de visibilidad restringida: no se formula.

Situación sinóptica correspondiente a la carta de las 12:00 UTC y evolución:

Sistema de alta presión con centro de 1024 hPa. en 33ºS-46ºW, cubre áreas de pronóstico, desplazándose al E.

Pronósticos:

Río Uruguay

Vientos:: NE al N fuerza 3/5.

Nubosidad y fenómenos asociados: algo nuboso y claro, desmejorando hacia el final del período con baja probabilidad de lluvias.

Visibilidad: buena.

Tendencia próximas 48 horas: Vientos: N rotando al W y luego al SE fuerza 4/2 con períodos de calmos.Cielo: nuboso y cubierto con lluvias y tormentas aisladas.

.Río de la Plata

Vientos: NE al N fuerza 4/5, ocasionalmente fuerza 6.

Nubosidad y fenómenos asociados: algo nuboso y claro, aumento de nubosidad al final del período.

Visibilidad: buena.

Olas: Zona W: 1.0 m Zona E: 2.0 - 1.5 m.

Tendencia próximas 48 horas: Vientos: Sector N fuerza 6/4, rotando al SE fuerza 5.Cielo: nuboso y cubierto con lluvias y tormentas aisladas.

.Mar Territorial Uruguayo

Vientos: NE al N fuerza 4/5 ,rachas de fuerza 6.

Nubosidad y fenómenos asociados: claro y algo nuboso, aumento de nubosidad al final del período.

Visibilidad: buena.

Olas: 1.5 - 2.5 m áreas oceánicas 3.0m

Tendencia próximas 48 horas: Vientos: N fuerza 6, rachas de fuerza 7. Cielo: algo nuboso y nuboso.

.Río Grande del Sur

Vientos: : E al NE y N fuerza 4/6.

Nubosidad y fenómenos asociados: claro y algo nuboso.

Visibilidad: buena.

Olas: 3.0 - 2.5m

 

 

.Provincia de Buenos Aires

Vientos: NE al NW fuerza 4/6, períodos de fuerza 7 al sur del área.

Nubosidad y fenómenos asociados: algo nuboso y cubierto. Probabilidad de lluvias al sur del área hacia el final del período.

Visibilidad: buena.

Olas: 1.5 a 1.0 m.