Setor pesqueiro reúne reivindicações para o Ministério da Pesca

Representantes do setor pesqueiro de Itajaí estiveram reunidos na manhã de hoje, na Câmara de Vereadores, com a presidente da Comissão de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, vereadora Anna Carolina Martins (PRB). No encontro, eles debateram as principais demandas do setor e decidiram produzir um manifesto para que a parlamentar entregue ao ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), Marcelo Crivella, com quem deve se encontrar em Brasília esta semana. “Os sindicatos já têm se articulado e reivindicado por pleitos do setor. E vou fazer coro com eles a questões em que falta um pouco de sensibilidade por parte do Ministério para com Itajaí, que é hoje o maior polo pesqueiro da América do Sul”, ressalta Anna Carolina.

Na reunião, houve consenso por parte dos sindicatos patronal e dos trabalhadores quanto aos problemas que vem sendo enfrentados nos últimos anos. Participaram do encontro o presidente do Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), Giovani Genazio Monteiro, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Pesca (Sintrapesca), Manoel Xavier de Maria.

Um dos pontos que devem ser abordados no encontro com o ministro é a tentativa de restabelecer um convênio com a Univali que, segundo Giovani, é a melhor forma de monitoramento do setor por meio da coleta de dados para avaliação estatística. E a falta de estudos para respaldarem algumas decisões do MPA – que tem gestão compartilhada com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) – é outra das reclamações do setor pesqueiro, que não concorda que determinadas Instruções Normativas sejam feitas sem critérios e pesquisas atualizadas.

“Itajaí precisa ser ouvida e é isto que irei procurar em Brasília. O setor já se articula para uma possível paralização, mas vamos tentar antes mediar este conflito, inclusive solicitando uma visita do ministro Crivella ao município para ouvir as reivindicações”, comenta Anna Carolina. Outra das principais reclamações que devem ser ressaltadas no manifesto feito conjuntamente com os sindicatos é a exploração da costa brasileira por barcos estrangeiros, que estariam sendo beneficiados por estarem sujeitos a regras menos restritivas que às impostas aos barcos brasileiros.