SINDIPI lança 2ª edição do Guia Fotográfico de raias para orientar profissionais da pesca

Nesta segunda-feira (05) entrou em vigor o Anexo 3 da Portaria 148/2022, com novas espécies incluídas na lista de animais cuja captura e comercialização estão proibidas no Brasil, entre eles a raia carimbada, que respondia por 70% das raias comercializadas em Santa Catarina. Para auxiliar todos os profissionais que atuam na pesca, o SINDIPI (Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região) lançou a 2ª edição do Guia Fotográfico das principais espécies de raias capturadas no Sudeste e Sul do Brasil, nas pescarias comerciais. O material traz ao lado das fotos uma etiqueta que diz se a espécie da foto pode ou não ser capturada.

A primeira publicação foi produzida pela Coordenadoria Técnica da entidade, com o apoio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul – CEPSUL ainda em 2020. Na época, cartilhas plastificadas foram distribuídas aos associados para que o material fosse utilizado pelos tripulantes a bordo durante os cruzeiros de pesca.

"Muitas espécies são semelhantes e de difícil identificação, com o guia os mestres e pescadores poderão ter certeza se a captura está proibida ou permitida”, explica a oceanógrafa do SINDIPI, Luana Mallmann Specht, que foi a responsável pela revisão da cartilha.

A 2ª edição do Guia Fotográfico das principais espécies de raias capturadas no Sudeste e Sul do Brasil, nas pescarias comerciais está disponível AQUI

148 raias