Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

SINDIPI participa da Oficina de Avaliação do Estado de Conservação de atuns e afins

A Oceanógrafa da Coordenadoria Técnica do SINDIPI, Luana Mallmann Specht, participou entre os dias 22 e 27 de agosto, da Oficina de Avaliação do Estado de Conservação dos Peixes Marinhos das Famílias: Coryphaenidae, Istiophoridae, Scombridae e Xiphiidae, ou seja, foram avaliados os Atuns e Afins. Realizada no AquaRio, no Rio de Janeiro, a oficina foi promovida pelo Centro TAMAR/ICMBio - Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas e da Biodiversidade Marinha do Leste, e contou com a presença da Secretária de Aquicultura e Pesca – SAP, além de especialistas de diversas instituições de ensino e pesquisa.


Durante a oficina foram avaliadas 17 espécies e classificadas nas categorias de risco, de acordo com a metodologia e critérios da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). Assim, 12 espécies foram categorizadas em situação Menos Preocupante (LC) e as demais como Dados Insuficientes (DD).

A próxima etapa será a validação, na qual será verificada a consistência da aplicação do método da IUCN na avaliação das espécies. Os resultados das Oficinas irão subsidiar o Ministério do Meio Ambiente na publicação das Listas Nacionais Oficiais de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção.
(texto: Luana Mallmann Specht)

cpg-atuns gpg-atuns-e-afins oficina