SINDIPI participa de mais uma reunião em Brasília para reverter proibição da tainha

O presidente do SINDIPI, Agnaldo Hilton dos Santos, participou nesta quinta-feira (13) de mais uma reunião para tratar sobre a proibição da pesca de tainha. O presidente compôs uma comitiva com representantes da AMFRI no encontro que aconteceu nesta tarde com o Ministro da Pesca e Aquicultura André de Paula e  sua equipe, no gabinete da senadora Ivete Silveira (MDB).

O grupo catarinense apresentou ao ministro os argumentos técnicos relacionados ao tema, solicitando a manutenção da cota de captura para a frota industrial e também a adoção urgente de medidas de controle e monitoramento da pesca artesanal que ocorre na região da Lagoa dos Patos. Segundo dados que embasaram a decisão do governo de proibir a pesca industrial, a pescaria artesanal naquela região gaúcha foi responsável pela captura de quase 80% da cota total permitida para todo o país em 2022.

A reivindicação do Setor está oficializada em documento que também leva a assinatura do presidente do Sitrapesca, José Henrique Pereira, do secretário executivo da AMFRI (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu), Ademar Henrique Borges, do diretor executivo de pesca de Itajaí, Rodrigo Silveira, do diretor de agricultura e pesca de Itapema, Evandro Ghiotto, do secretário de pesca de Penha, Rubens de Souza e do secretário de pesca de Balneário Piçarras, Orli Junior.

“Lamentamos que o sr. Henrique não tenha estado conosco nesta agenda por questões de saúde, mas trouxemos aqui a nossa reivindicação que tem o apoio total do Sitrapesca”, frisa o presidente do SINDIPI.

Durante toda a semana Agnaldo tem participado de agendas no congresso e em ministérios. “Estamos colocando os deputados e os senadores a par de todos os nossos pleitos e também mostrando a força e a importância da pesca para a economia de Santa Catarina e do Brasil”, explica.

Entre os congressistas que participaram das reuniões hoje estão os deputados federais Ismael dos Santos (PSD), Geovania de Sá (PSDB), Ana Paula Lima (PT) e Raimundo Costa (Podemos). Durante as agendas o presidente também esteve reunido com o presidente da FENEME (Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais), Coronel PMAC, Marlon Teza, e com o assessor de assuntos internacionais da FENEME, Cel PMSC Marcello Martinez Hipólito, ambos ex-comandantes do 12° Batalhão de Polícia Militar de Balneário Camboriú e Estado Maior da Polícia Militar.

mpa reuniao sistainha sitrapesca tainha