Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Superintendente da pesca de MS se reúne com nova ministra

Superintendente da pesca de MS se reúne com nova ministra

O Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura de Mato Grosso do Sul, Paulo Roberto da Silva, participa nesta terça-feira de uma reunião, em Brasília, com a nova Ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvati. O objetivo da reunião é o nivelamento das ações do MPA para o próximo período. Nela será feita uma análise da atual conjuntura política, assim como um relato das atividades de cada Superintendência em 2010 e a definição de agendas positivas para as ações do MPA para o próximo período. Para Paulo Roberto, “uma das preocupações do MPA é a condução política e administrativa nesta fase que se inicia, por isto pretendemos definir os temas importantes e como os encaminharemos em 2011. Outra preocupação é a resolução das ações pendentes e que precisam de encaminhamento com o governo estadual, como a questão do crédito, da nota produtora e do detalhamento do Acordo de Cooperação que tratará do patrulhamento nos rios de fronteira, cuja lancha já foi doada à PMA, entre outros assuntos”, diz ele.

O público alvo do MPA em Mato Grosso do Sul passa de seis mil pessoas e seus familiares. Pelo Registro Geral da Pesca feito pela Superintendência, no estado tem 5.890 pescadores profissionais artesanais, sendo que 2.036 são mulheres. Já a aquicultura está em torno de 350 aquicultores, além de seus familiares. Ações em 2010- Em Brasília, Paulo Roberto vai apresentar à nova ministra as várias ações desenvolvidas pelo MPA no MS. Foram feitas reuniões e oficinas de gestão e de organização e sobre empreendimentos com os pescadores profissionais artesanais, aquicultores, órgãos governamentais e não governamentais que atuam na área; e, uma oficina para discutir a Assistência Técnica em Pesca e Aquicultura (ATEPA). Está em fase de conclusão os levantamentos de campo do Censo da Pesca na BAP/MS e esperando aprovação, pelo MPA, um projeto territorial que fará um estudo sobre a cadeia das iscas vivas no Pantanal Sul em conjunto com a ONG Ecoa.

Outra ação importante foi a a implantação de dois cursos técnicos, em nível médio, um em Pesca e outro em Aquicultura, nos municípios de Três Lagoas, Mundo Novo e Ladário. Quanto aos empreendimentos, no ano passado, o MS foi contemplado, via Edital Telecentros.BR, com 7 Telecentros, com dez computadores cada, para que os pescadores possam aprender sobre informática e utilizar computadores e internet em locais próximos às suas casas. Está em fase de licitação a implantação de um CIPAR (Centro Integrado da Pesca Profissional Artesanal) em Coxim; tem uma Cozinha Comunitária e uma Fábrica de Gelo instaladas em Miranda; e, o município de Dourados foi contemplado com um caminhão Feira do Peixe, além de outras ações. Para 2011, a Superintendência trabalha para a realização de mais ações no Mato Grosso do Sul, como a incorporação de agricultores familiares nas atividades de piscicultura; a elevação da produção do pescado; a viabilização da colocação do pescado na merenda escolar; a instalação de unidades demonstrativas, em tanques rede, para cultivo de tambacu em Bataguassu e pintado em Anaurilândia; a instalação de novas fábricas de gelo (Coxim e Ladário); a revitalização e a aquisição de novos Kits Feira do Peixe; a realização de uma nova edição da Campanha “Mês do Pescador e da Sustentabilidade Ambiental”; além das ações advindas de emendas individuais e coletivas da bancada federal como a ser feita em Dourados com a UFGD e a implantação de um CIPAR em Corumbá.

Fonte:Diário MS

 

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA. Na quinta e sexta-feira, um sistema de alta pressão no litoral Sul do Brasil mantém presença de sol na área de pesca, com mais nuvens e chuva isolada no período da noite.

Previsão para hoje (13/01/2011) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de SE, força 2 e rajadas de 30 km/h. Ondas de SE de 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Variação de nuvens, com sol e chuva fraca no fim do dia.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de SE a E, força 2 e rajadas de 30 km/h. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m, mais altos afastado da costa. Variação de nuvens, com sol e chuva fraca no início e fim do dia.

Sábado, ventos de SE a E, força 2 e rajadas de 30 km/h. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m, mais altos afastado da costa. Variação de nuvens, com sol e chuva fraca no início e fim do dia, principalmente na área de pesca ao norte de Florianópolis.

Tendência: No domingo e segunda-feira, sol com pancadas isoladas de chuva durante a tarde. Vento de NE de 30 a 40km/. Mar pouco agitado com picos de onda de 1,5m e 2,0m, em áreas mais afastadas da costa.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA. Na quinta e sexta-feira, um sistema de alta pressão (massa de ar seco) deixa o tempo firme na área da pesca.

Previsão para hoje (13/01/2011) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de SE a NE, força 2 e rajadas de 30 km/h. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 2.0 m. Sol, calor e mais nuvens, com chuva fraca, no final da tarde e noite na área da pesca, próximo à costa entre Mostardas e Laguna.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m, mais altos afastado da costa. Sol entre nuvens, calor e chuva fraca no período noturno na área da pesca entre Tramandaí e Laguna.

Sábado, ventos de NE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Sol e calor, com mais nuvens no início e fim do dia na área da pesca.

Tendência: No domingo e segunda-feira, aberturas de sol com mais nuvens e pacadas isoladas de chuva a partir da arde de segunda-feira, com o avanço de uma nova frente fria pelo litoral do Uruguai. Vento de NE de 40 a 60km/h, mais forte apartir da tarde de domingo. Mar pouco agitado com picos de onda mais altos de 2,0m no domingo e de 2.5m, na manhã de segunda-feira.

Fonte: Epagri/Ciram