Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Palavra do Presidente

A pesca em novos rumos

Começamos o ano de 2023 com um novo governo nas esferas estadual e federal. A pesca também entrou em uma nova era. Depois de 15 anos atuando como colaborador do SINDIPI fui alçado a presidente da instituição com o respaldo dos meus pares. Sei da importância do trabalho que precisamos desenvolver à frente do Sindicato, porque conheço o tamanho dos nossos desafios e, principalmente, o potencial dos nossos armadores e das nossas indústrias que compõem o maior polo pesqueiro industrial do Brasil. 

Anos atrás o consumo anual de pescado era de nove quilos por pessoa no país. Em 2021 esse índice subiu para 10,5 quilos e a nossa meta é alcançar 13 quilos de consumo per capita. A meta é ousada, mas acredito ser possível alcançá-la com esforço e dedicação de todos. 

Junto à nova diretoria eleita do SINDIPI tivemos como primeira missão fortalecer os laços com instituições e governos. Logo no início do ano fomos muito recebidos em Brasília, pelo Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e também em Florianópolis, pelo Secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Valdir Colatto. Ambos abriram as portas dos seus gabinetes para ouvir e entender as demandas da pesca, comprometendo-se a trabalhar para tal. Atualmente o SINDIPI participa do Fórum Nacional de Aquicultura e Pesca (FNAP) e também do Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura (Conepe) e vamos seguir unindo forças para vencer os desafios e projetar novos rumos para a pesca industrial brasileira. 

Ao longo de 42 anos a instituição mostrou seu profissionalismo, sua competência e seu protagonismo. Vamos fortalecer o nosso corpo técnico e jurídico para dar respaldo a todos os nossos associados e trabalhar por uma pesca mais sustentável e mais rentável. Temos muito trabalho a fazer e jamais podemos esquecer que o nosso partido é, e sempre será, a pesca.

Agnaldo Hilton dos Santos
Presidente do SINDIPI