Operação Impacto Profundo II apreende mais de 800 quilos de camarão em Vitória

Operação Impacto Profundo II apreende mais de 800 quilos

de camarão em Vitória

Fiscais do Ibama, em mais uma ação da Operação Impacto Profundo II, contra a pesca predatória, apreenderam mais de 800 quilos de camarão em uma embarcação que estava na Enseada do Suá, bairro em Vitória/ES, no momento em que a equipe do Ibama realizava uma ação de rotina nas peixarias do lugar.Segundo os fiscais, a embarcação não possui licença para realizar a atividade e, por isso, a pesca foi considerada predatória. O camarão será doado para instituições de caridade cadastradas junto ao Ibama.  A multa ainda está sendo calculada e os fiscais permanecem no local.

Mais ações de fiscalização da Impacto Profundo II acontecerão em toda Grande Vitória. Os autuados nesta operação possuem 20 dias para apresentar suas respectivas defesas junto ao Ibama. Esta é a segunda maior apreensão de camarão realizada  no Espírito Santo no ano de 2009. A primeira foi realizada no mesmo local. O crustáceo foi encontrado em um estoque que fica ao lado do porto da Enseada do Suá. Foram apreendidos 900 quilos do pescado e aplicados R$ 60 mil em multas.

Fonte:Ibama

Operação Netuno doa 15 toneladas de pescado em Bragança, no PA

Na tarde de quarta-feira (12), fiscais da Divisão de Pesca do Ibama de Brasília e do Espírito Santo doaram  20 toneladas de pescado para entidades beneficentes de Bragança, nordeste do Pará. A maioria dos peixes era pargo com tamanho abaixo do permitido, que é de 42 cm. O pescado, que não tinha comprovação de origem (sem nota fiscal) foi apreendido na manhã de hoje, durante vistoria em empresa pesqueira do município. O total de multas aplicadas aos infratores foi de R$ 440 mil.

Há suspeita de que, além da questão ambiental, haja crime fazendário, visto que os proprietários das empresas tentaram arranjar notas fiscais para os peixes depois de realizada a apreensão da carga, que estava pronta para ser transportada em um caminhão, possivelmente para Belém.Essas ações são resultado da Operação Netuno, iniciada na última quinta-feira (06), que tem o objetivo de vistoriar a compra, venda e transporte de produtos pesqueiros.

Fonte:Envolverde

Rio: embarcações de pesca podem ser regularizadas no estado

As embarcações utilizadas na pesca marítima e artesanal no estado do Rio de Janeiro poderão ser registradas e regularizadas. Minuta de projeto de lei tratando do assunto está sendo elaborada pela Secretaria de Agricultura, juntamente com outras secretarias do Estado. O documento final será apresentado ao governador Sérgio Cabral, para orientar sobre o seu encaminhamento. A informação foi dada no dia 12 de agosto (quarta-feira), pelo secretário de Agricultura, Christino Áureo, durante o lançamento do ``Diagnóstico da Cadeia Produtiva da Pesca Marítima no Estado do Rio de Janeiro´´, no plenário da Assembléia Legislativa (Alerj), no centro do Rio.

De acordo com o secretário, o projeto de lei formalizará uma necessidade apontada como um dos limitadores da atividade no estado, revelada em estudo inédito, realizado pela Faerj (Federação de Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio de Janeiro), em parceria com o Sebrae-RJ. – Entre outros resultados, o diagnóstico concluiu que a atividade pesqueira fluminense não está em declínio. Ao contrário, apresenta pequeno aumento, contrariando informações de entidades do setor. Isso prova que somente através do esforço da formalização será possível colocar a nossa pesca num outro patamar – destacou.Para o secretário, o amplo levantamento dará linhas de ação estratégicas.

– Não tenho a expectativa de que apenas esse documento seja o suficiente. Estamos realizando uma estatística pesqueira em parceria com o Ministério da Pesca e, hoje, deixamos encaminhado com o presidente do Conselho deliberativo do Sebrae-RJ, Rodolfo Tavares, a possibilidade de fazermos um diagnóstico específico, voltado para o aspecto socioeconômico, da pesca artesanal – acrescentou. Na sua avaliação, a partir desse conjunto de ações, surgirá um direcionamento para políticas públicas que poderão ser tratadas como um plano estratégico ou diretor. O objetivo é trazer de volta para o Rio de Janeiro setores da indústria pesqueira que migraram para outros estados, seja por questões tributárias ou ambientais. Ao mesmo tempo, pretende fazer com que o pescador fluminense e o trabalhador das embarcações sejam exemplo para o Brasil no que diz respeito à área trabalhista e social, fazendo do Rio um estado bastante diferenciado nessa matéria.

Na ocasião, Christino Áureo também explicou que encaminhou para a Lei de Orçamento 2010 a solicitação de recursos para que a Secretaria possa estruturar bases físicas, com o apoio do Tesouro estadual, para municípios, colônias e associações, que não disponham de estrutura de desembarque adequada.A solenidade na Alerj foi conduzida pelo presidente da casa, deputado Jorge Picciani, e contou com as presenças do superintendente Federal do MPA-RJ, Jayme Tavares, presidente da Faerj e do Conselho deliberativo do Sebra-RJ, Rodolfo Tavares, deputado Rogério Cabral, presidente da Fiperj, Antônio Emílio dos Santos, presidente do sindicato dos Armadores de Pesca, Alexandre Espongeiro, e do presidente da Federação dos Pescadores do RJ, José Maria Pugas.| Ascom/Seap

Fonte:Revista Fator

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Um sistema de alta pressão, com centro no litoral Sul do Brasil, mantém o tempo firme e os ventos do quadrante norte nos próximos dias, mais intensos a partir de sábado. Alertas: HOJE E AMANHÃ, RAJADAS FORTES DE VENTO.

Previsão para hoje (13/08/2009) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de NE a NW, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Na quinta-feira, tempo estável com sol e temperaturas em elevação na área da pesca.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de NE a NW, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Na sexta-feira, tempo estável com sol e temperaturas elevadas para época do ano.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Um sistema de alta pressão, com centro no litoral Sul do Brasil, mantém o tempo firme e os ventos do quadrante norte nos próximos dias, mais intensos a partir de sábado. Alertas: HOJE E AMANHÃ, RAJADAS FORTES DE VENTO, MAIS INTENSAS AO SUL DE FLORIANÓPOLIS.

Previsão para hoje (13/08/2009) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais intensas ao sul de Florianópolis. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Na quinta-feira, tempo estável com sol e temperaturas em elevação.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de NE a N, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais intensas ao sul de Florianópolis. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Na sexta-feira, tempo estável com sol e temperaturas elevadas para época do ano.

Fonte: Epagri/Ciram.