Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Planejamento Espacial Marinho: Setor questiona superficialidade do que foi apresentado

No início de setembro (03) foi realizada na Univali, em Itajaí, a Oficina Setorial de Pesca Industrial do Projeto de Planejamento Espacial Marinho da Região Sul do Brasil (PEM Sul). O encontro integra o projeto-piloto do PEM, que tem como objetivo estabelecer bases metodológicas  que deverão ser replicadas e ajustadas em outras regiões do país, adaptadas às regiões. O evento contou com a participação de representantes do setor produtivo e científico, incluindo Thaíza Barreto e Geysa Marinho, representando o SINDIPI, além de Cadu Villaça, presidente do CONEPE, Wilson Santos representando a FIESC, Jonathan Moraes da Nauterra, além de pesquisadores da UNIVALI e da FURG.

Durante a oficina,foi apresentado o Caderno Setorial da Pesca Industrial, documento que deveria compilar informações socioeconômicas e ambientais relevantes para subsidiar a construção do ordenamento espacial marinho para a pesca industrial na região Sul. No entanto, apenas um sumário executivo, considerado insuficiente, foi disponibilizado aos participantes.

De acordo com os representantes do setor, o material apresentado destacou que as informações relacionadas às capturas e aos principais recursos pesqueiros foram apresentadas de maneira superficial, sem a profundidade necessária para subsidiar decisões estratégicas e sem levar em conta a relevância socioeconômica da pesca industrial e sua significativa movimentação financeira tanto na região Sul quanto para o Brasil como um todo. 

A fragilidade no conteúdo gerou insatisfação entre os presentes, que ressaltaram não se sentirem representados pelo que foi exposto. Os participantes reforçaram ainda a importância de que o processo conte com maior embasamento técnico e com a efetiva participação dos atores diretamente envolvidos na atividade pesqueira.

O SINDIPI reforça que a construção do PEM deve estar baseada em dados robustos, estudos atualizados e diálogo transparente, sob pena de comprometer a representatividade da pesca industrial, um segmento que desempenha papel estratégico tanto na segurança alimentar quanto na economia regional e nacional.

pem