"Semana Nacional do Peixe"

Dourados participa da 6ª edição da "Semana Nacional do Peixe"

O município de Dourados confirmou participação este ano na 6ª edição da Semana Nacional do Peixe, promovida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura que acontece entre os dias 1 e 15 de setembro. Os detalhes para o evento que na verdade será a ``quinzena do peixe´´, começaram a ser definidos na semana passada durante uma reunião realizada pela Prefeitura de Dourados, através da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio. No encontro também participaram representantes do Sebrae, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), MS Peixe e universidades de Dourados. Segundo o gerente de núcleo da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Edevaldo Sétimo Carollo, o evento vai contar com uma extensa programação.

Serão realizadas diversas atividades como, dia de campo voltado aos piscicultores, oficinas de processamento de peixe, palestras, comercialização do pescado local, entre outras. Carollo lembrou que Dourados é um dos 174 municípios cadastrados no projeto Território da Cidadania do Governo Federal na área de piscicultura, por isso, veio o convite para participar do evento. Tradicionalmente, a Semana Nacional do Peixe, tem como objetivo alavancar as vendas de pescado para incentivar o consumo da carne. Como na região de Dourados existe um frigorífico para processar e disponibilizar o produto para comercialização nos supermercados, será incentivada a venda de peixe, além da divulgação do produto.

O representante da Secretaria de Agricultura acrescentou que, no evento será discutida a instalação do Frigorífico de Peixe no município. A intenção do Ministério da Pesca e Aquicultura é incentivar o consumo de pescado no país, que hoje é de 6,8 quilos por habitante/ano. O recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 12 quilos, quase o dobro do que é consumido atualmente. Entre os benefícios da inclusão de peixes no cardápio está a prevenção de diversas doenças como por exemplo, o Mal de Alzheimer e ainda vários tipos de CÂncer. Neste sentido, a Semana do Peixe tem entre seus objetivos, a exposição de materiais informativos ao consumidor final que facilitem o processo de compra e de elaboração de pratos à base de pescado, além de divulgar dados que revelem os benefícios do consumo. Em algumas cidades onde o evento é realizado, são fornecidas cartilhas com receitas e dicas de conservação, manipulação e preparação do pescado seco, fresco, refrigerado e enlatado.

Fonte:Diário MS

São Paulo amplia análise da água

O Instituto de Pesca (IP), ligado à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, inaugura hoje um novo Laboratório de Análise de Qualidade de Água para atender as demandas do agronegócio - sobretudo pesca e aquicultura, grandes dependentes da qualidade dos recursos hídricos - e do setor industrial. Com um aporte de aproximadamente R$ 500 mil já investidos, e cerca de R$ 300 mil a serem alocados em modernização de equipamentos, o novo laboratório continuará a focar em pesquisas - a principal atividade do Instituto - mas aumentará também sua capacidade de prestação de serviços ao setor privado.

"Isso irá gerar uma receita extra", diz Edison Kubo, diretor do IP. "A ideia é nos tornarmos autossuficentes no futuro breve". Um dos principais clientes será o setor de aquicultura: a criação em tanques de peixes, camarões e rãs. "Hoje, o Instituto de Pesca realiza serviços pontuais ao setor privado. Mas a preocupação em minimizar o impacto ao ambiente cresceu", diz Kubo. Segundo ele, até pouco tempo atrás a atenção dos profissionais limitava-se à qualidade da água captada, o que garantia o sucesso do empreendimento. Agora, resoluções ambientais mais rígidas tornaram importante avaliar também o estado da água que sai dos viveiros e retorna ao sistema.

"O novo laboratório vai servir tanto para o produtor controlar o seu nível de poluição, de lançamento de efluentes, quanto para os órgãos ambientais ditarem regras sobre esse tipo de monitoramento. Teremos agora condições de fazer análises físicas, químicas e de parÂmetros biológicos, em comum acordo com a resolução do Conama número 357/2005, que dita limites para esse tipo de controle", acrescenta o pesquisador Julio Lombardi. Além da aquicultura, setores da agricultura e da indústria poderão contar com os serviços do IP - entre eles as plantas de beneficiamento vegetal e animal, de celulose e o setor têxtil - e as próprias agências dos governos estaduais e federal, como a Agência Nacional de Água (ANA).

As análises poderão ser feitas de duas maneiras: in loco, com pesquisadores do IP se deslocando até a empresa, ou vice-versa. O novo laboratório terá área de 400 metros quadrados e ficará dentro do Parque da Água Branca, na zona Oeste de São Paulo. Segundo o Instituto de Pesca, as instalações deverão começar a operar efetivamente em 40 dias.

Fonte:Envolverde

Site do Sebrae tem dicas sobre serviços financeiros

Conteúdos disponibilizados orientam empresários de micro e pequenos neg[ócios sobre linhas de crédito específicas para cada atividade

Empresários e futuros empreendedores de micro e pequenas empresas do setor de agronegócios já podem contar com informações do Sebrae sobre acesso a linhas de crédito e demais produtos financeiros pela internet. Os produtores de flores serão os primeiros a terem tais informações organizadas de forma simples e detalhadas de modo a atender suas necessidades e capacidade de pagamento. Trata-se de um trabalho integrado de duas áreas do Sebrae Nacional, a de Agronegócios e a de Acesso a Serviços Financeiros. Os interessados que acessarem, desde 20 de julho, o endereço www.sebrae.com.br/setor/floricultura saberão quais são as linhas de crédito disponíveis, as taxas de juros das instituições financeiras e as opções de financiamento.

Essas orientações, sempre levando em conta as características de cada atividade do agronegócio, serão disponibilizadas gradativamente em outros 13 sites abrigados no portal www.sebrae.com.br. O trabalho integrado faz parte da estratégia da Instituição de ampliar, com redução de custos, por meio da informação e da aproximação entre empresários e instituições financeiras, uma demanda qualificada por crédito. Entre os demais sites que terão esse reforço informativo estão os de Produtos OrgÂnicos, Apicultura, Agroenergia, Aqüicultura e Pesca, Café, Fruticultura, Carne e Leite. Desde o início do ano, O Sebrae Nacional vem disponibilizando ao seu público na web, páginas específicas sobre os mais variados setores produtivos. No total, são 27 sites setoriais que reúnem informações de mercado, projetos apoiados, orientações para abertura de negócios e gestão, além de links para sites de parceiros e páginas relacionadas.

De acordo com João Augusto Pérsico, analista da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae Nacional, os conteúdos disponibilizados vão informar os pequenos empresários sobre os caminhos que devem ser seguidos pelos candidatos a recursos disponíveis nos agentes públicos e privados para projetos de investimento. Para a mandiocultura, por exemplo, existem dezenas de linhas de financiamento, de várias instituições financeiras, que servem tanto para as etapas produtivas quanto para as comerciais do negócio. Desta forma, o interessado pode escolher os financiamentos de acordo com suas necessidades, que podem ser de custeio, de investimento em máquinas, de novos equipamentos, de construção, de desenvolvimento tecnológico ou de exportação.

``Por meio dos sites setoriais, os empreendedores vão poder consultar as linhas específicas para os seus negócios, comparar taxas, conhecer prazos, carências e outras condições, que poderão subsidiá-lo na conquista por melhores condições de trabalho´´, conta Pérsico. Para acessar os sites setoriais, basta entrar no portal da Instituição (www.sebrae.com.br), selecionar o segmento do seu interesse na aba ‘Setores’ e clicar em ‘Acesse’.

Fonte:Revista Incorporativa

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Nesta segunda-feira, uma frente fria se afasta e um sistema de alta pressão chega ao Sul do Brasil, estabilizando o tempo e diminuindo as temperaturas na área de pesca. Terça de tempo firme. Alertas: HOJE, MAR AGITADO E VENTOS FORTES. AMANHÃ, MAR AGITADO, DIMINUINDO GRADATIVAMENTE NO DECORRER DO DIA.

Previsão para hoje (10/08/2009) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de SW a SE, força 3 a 4 e rajadas de 60 a 80 km/h (podendo superar este valor ao longo do dia). Ondas de SE a SW de 1.0 a 2.0 m e picos de 3.0 a 3.5 m (mar agitado a muito agitado). Um sistema de alta pressão avança pelo Sul do Brasil, estabilizando gradativamente o tempo na área de pesca.

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de SW a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de S de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.5 a 3.0 m (mar muito a agitado). Terça-feira, tempo estável com sol e temperaturas baixas, devido ao sistema de alta pressão no Sul do Brasil.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Nesta segunda-feira, uma frente fria se afasta e um sistema de alta pressão chega ao Sul do Brasil, estabilizando o tempo e diminuindo as temperaturas na área de pesca. Terça de tempo firme. Alertas: HOJE, VENTOS FORTES E MAR AGITADO. AMANHÃ, MAR AGITADO, DIMINUINDO GRADATIVAMENTE NO DECORRER DO DIA.

Previsão para hoje (10/08/2009) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de NW a S, força 3 e rajadas de 50 a 70 km/h (podendo supera este valor ao sul de Florianópolis). Ondas de SE a S de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m (mar agitado ao sul de Florianópolis). O avanço de um sistema de alta pressão pelo Sul do Brasil melhora o tempo no final do dia na área da pesca.

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de S a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.0 m (mar agitado). Terça-feira, tempo estável com sol e temperaturas baixas, devido ao sistema de alta pressão no Sul do Brasil.

Fonte: Epagri/Ciram.