Setor pesqueiro desperta interesse

O potencial da Bahia na produção de pescados foi reconhecido por empresários catarinenses que manifestaram o desejo de investir no estado no setor pesqueiro e aquícola. Esse foi o motivo do encontro realizado na noite dessa segunda-feira (28), entre o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, e o vice-presidente do Sindicato dos Armadores e Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), Joaquim Felipe Anacleto. O encontro aconteceu no gabinete do secretário, no Parque de Exposição de Salvador, onde está acontecendo, até domingo, a Fenagro 2011.  Joaquim Felipe Anacleto anunciou a intenção em promover parceria entre os dois estados, para o desenvolvimento do setor na Bahia, trazendo pesquisas e tecnologia de ponta. “A Bahia é grande consumidor de pescados, enquanto Santa Catarina é grande produtor”, comparou. Apesar de ter a maior costa litorânea do País, com cerca de 1.200 quilômetros de extensão, a Bahia ocupa a terceira posição no ranking nacional de pescados, atrás de Santa Catarina, que lidera, e do Pará, segundo colocado.  “Possuímos grande potencial e precisamos de tecnologia para o beneficiamento do peixe”, disse o secretário Eduardo Salles, lembrando que industrializar a cadeia produtiva da pesca e aquicultura é uma das prioridades do governo. Essa é uma das sete cadeias consideradas prioritárias, por envolver grande número de agricultores familiares e estar incluída no Programa Vida Melhor, lançado há cerca de três meses pelo governador Jaques Wagner. Isaac Albagli explicou que os empresários de Santa Catarina estão sendo atraídos pelo grande potencial da Bahia, que entre 2006 e 2009 aumentou a produção em 57%.

Fonte:Tribuna da Bahia

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE, MAR AGITADO E VENTOS FORTES. AMANHÃ, VENTOS FORTES. Áreas de instabilidade provocam chuva ao longo da área da pesca terça-feira. Na quarta-feira, frente fria provoca temporaid isolados na área da pesca.

Previsão para hoje (29/11/2011) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Variação de nuvens e chuva isolada na área de pesca, devido à circulação marítima e áreas de instabilidade.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de NE a NW, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de E a NE de 1.0 a 1.5 m. Aberturas de sol pela manhã na área de pesca, com aumento de nuvens, chuva e temporais isolados entre a tarde e noite, devido a chegada de uma frente fria.

Quinta-feira, ventos de SW a SE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de S a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.0 m. A frente fria se afasta do Estado, mas ainda chove em boa parte do dia entre a Grande Florianópolis e Paranaguá.

Tendência: Na sexta-feira, um sistema de alta pressão deixa o tempo firme com sol em toda área de pesca. Vento de SW/SE, com rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de S, com swell de 1.5 a 2.5 m com picos de 3.0m em áreas mais afastadas da costa. No sábado o vento diminui de intensidade e chove isoladamente à noite.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES. Áreas de instabilidade provocam chuva ao longo da área da pesca terça-feira. Na quarta-feira, frente fria provoca temporais isolados na área da pesca.

Previsão para hoje (29/11/2011) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m, mais elevadas em áreas mais afastadas da costa. Sol com aumento de nuvens na área de pesca e chuva com trovoadas entre a tarde e a noite devido a formação de áreas de instabilidade associadas ao calor.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de NE a S, força 3 a 5 e rajadas de 60 a 80 km/h, mais fortes entre Chuí e Rio Grande. Ondas de NE a S de 1.5 a 2.5 m e picos de 3.0 a 3.5 m, mais elevadas entre Chuí e rio Grande. Céu encoberto com chuva e temporal isolado na área de pesca, devido ao deslocamento de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical no oceano.

Quinta-feira, ventos de SW a SE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de S a SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 3.0 a 3.5 m. Céu encoberto com chuva e temporal isolado na área de pesca, devido ao deslocamento de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical no oceano.

Tendência: Entre sexta-feira e o sábado, um sistema de alta pressão deixa o tempo firme com sol na área de pesca. Vento de SW a SE, com rajadas de 40 e 60 km/h, mais intensas na quinta. Mar muito agitado com swell de 2.0 a 3.0m e picos de 4.0 m.

Fonte: Epagri/Ciram