SINDIPI oficia novamente SAP e Onixsat sobre novas falhas no PREPS

As falhas que envolvem o Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (PREPS) voltaram à pauta. Nesta semana o SINDIPI oficiou novamente a Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) e a Onixsat sobre os problemas relatados por várias embarcações pesqueiras, especialmente nos dias 28 e 29 de março.

Em ofício enviado no dia 29 de março, o SINDIPI esclarece à SAP a situação. “Diversos armadores de pesca relataram falhas constantes no envio de sinal de rastreamento das embarcações. Algumas com mais de 5 (cinco) horas de atraso. O problema foi registrado também em embarcações que já efetuaram a troca da antena DMR pela antena IDP. Erros recorrentes no envio de sinais rastreadores impedem armadores de obter renovação de suas licenças de pesca e de participar em certames para concorrer a licenças especiais de pesca, caso da tainha (Mugil liza)”, frisa o documento assinado pelo presidente do SINDIPI, Jorge Neves.

O ofício traz ainda a resposta recebida pela empresa Onixsat, que afirma estar ciente das falhas de sinal. Até a data de hoje (31) o SINDIPI não recebeu nenhum retorno da SAP referente ao problema oficiado.

oficio preps sap