Governo do Estado e Sebrae firmam parceria para capacitarem empresas de produtos de origem animal

O governador Raimundo Colombo e o diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Zigelli, assinam nesta quinta-feira, 12, em Florianópolis, às 9h30, um termo de cooperação técnica estabelecendo parceria entre a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e o Sebrae no processo de capacitação e certificação das empresas catarinenses que utilizam matéria-prima de origem animal e têm interesse no mercado brasileiro. Durante a solenidade, que será realizada na sede do Sebrae/SC, na SC 401, serão entregues os certificados de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) aos seis primeiros estabelecimentos catarinenses  habilitados a comercializem seus produtos de origem animal em todo o Brasil.

As primeiras empresas a aderirem ao Sisbi foram Laticínios Gran Paladare, de Chapecó; Avícola Fragnani, de Cocal do Sul; Matadouro Frigorífico de Ovinos e Caprinos Guatapará, de Guatambu; Distriboi - Distribuidora de Carnes, de Camboriú; Embutidos e Defumados Marca Olho, de Pomerode; e a Cooperativa Vilmon, de Ipuaçu. Com a assinatura do termo de cooperação técnica, explica o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, a Cidasc e o Sebrae vão trabalhar juntas numa parceria inédita para capacitar e certificar mais empresas catarinenses com interesse no mercado nacional. “Há pelo menos mais onze empresas que estão se adequando para aderirem ao Sisbi de várias regiões do Estado e já receberam auditorias orientativas e de conformidade técnica para depois comercializarem seus produtos em todo o território brasileiro, sob fiscalização do Estado através da Cidasc”.

O presidente da Cidasc, Enori Barbieri, lembra que a companhia, empresa da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, é o órgão credenciado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento para habilitar estabelecimentos de produtos de origem animal ao Sisbi. Essa habilitação que reconhece a equivalência da inspeção dá à empresa o direito de comercializar seu produto em todo o território nacional. Barbieri destaca a parceria com o Sebrae para o desenvolvimento do agronegócio de Santa Catarina. “O termo de cooperação tem por objetivo promover a qualidade, o acesso, a expansão e a manutenção dos produtos de origem animal no comércio nacional”, resume.

De acordo com o termo de cooperação técnica, em um primeiro momento a Cidasc visita as indústrias que buscam a certificação e orienta-as quanto as adequações necessárias para a habilitação. Em seguida, o Sebrae prestará consultoria a essas empresas, orientando-as sobre a melhor maneira de fazerem as adequações solicitadas. “A conquista do selo Sisbi garante um aumento da competitividade da produção, gera um valor agregado à marca e contribui para o desenvolvimento do setor”, afirma Fábio Zanuzzi, analista técnico do Sebrae.

A habilitação ao Sisbi abre a cada empresa um mercado potencial de 200 milhões de consumidores. Depois de receber a certificação da Cidasc, a empresa ainda poderá contar com a orientação do Sebrae/SC no ajuste das embalagens para a inclusão da marca Sisbi e também com consultoria de acesso ao mercado. “Inicialmente seremos parceiros durante os próximos três anos a até lá estimamos atender e credenciar uma média de 300 empresas”, observa Zanuzzi. A inspeção de produtos de origem animal pelo Sistema Sisbi impõe altos padrões de segurança sanitária e de qualidade dos produtos de origem animal, dando garantias ao consumidor.

Para a exportação de produtos de origem animal, a inspeção e a fiscalização continuará sendo de competência exclusiva do Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Hoje, a Cidasc tem 800 agroindústrias catarinenses cadastradas no Serviço de Inspeção Estadual. A meta é que em dois anos, destes 800 estabelecimentos, 200 recebam o selo do Sisbi.